A grife Italia Independent (I-I), considerada um símbolo do life style italiano, chegou ao Brasil graças a uma parceria com a Biz do Brasil. O primeiro lançamento da marca no país foi a sua coleção de óculos. A I-I nasceu há sete anos, e é uma sociedade entre Lapo Elkann — neto de Gianni Agnelli, da família que fundou e preside a Fiat, a Ferrari e a Juventus Futebol Clube — com Giovanni Accongiagioco (que foi diretor mundial de Publicidade da Fiat Brand) e Andrea Tessitore (o empresário que, junto com a Accongiagioco, montou a Independent Ideas, agência de branding responsável pelas campanhas promocionais da montadora).
A empresa nasceu em Turim e hoje está presente em 43 países, com escritórios em Turim, Milão, Barcelona, Paris, Londres e Miami, e representações em Dubai, Tokyo e, agora, no Brasil. Sua coleção de óculos já virou ícone fashion: artistas como Lady Gaga e as atrizes vencedoras do Oscar Anne Hathaway e Halle Berry já foram flagradas com acessórios da marca.
Em entrevista à Comunità, Andrea Tessitore, CEO e cofundador da I-I, contou sobre a expansão da marca.
— Há mais de um ano, percebemos que a empresa estava crescendo rapidamente e precisávamos ter objetivos maiores. A melhor solução para a nossa ambição era ser listada no Mercado Alternativo de Investimento, que também estava em perfeita sinergia com o nosso DNA, e pode representar uma alternativa real a crescer mantendo-se independente. Isso nos permitiu abrir para o mercado e para os novos investidores, continuando coerente com a nossa filosofia, que se expressa na independência da marca e a busca contínua de inovação e criatividade — explica
Tessitore acrescenta que ele e seus sócios decidiram ativar um plano de internacionalização para marcar presença nos mercados estrangeiros e, assim, chegaram ao Brasil.
— Nós acreditamos que as Américas são os principais mercados e é um grande desafio fazer parte deles. Começamos com a América do Norte, abrindo nossa filial dos Estados Unidos, e decidimos expandir a abertura na América do Sul. O Brasil é um mercado-chave, com uma expansão econômica muito grande, onde os consumidores estão mais abertos e à procura de algo novo e inovador, e encontramos o parceiro perfeito na Biz do Brasil.
Estética que combina com a preferência do consumidor brasileiro
Segundo Andrea Tessitore, o brasileiro compartilha uma estética semelhante aos produtos da empresa.
— Com base no feedback inicial que recebemos de reuniões com alguns parceiros importantes no atacado, o produto realmente se conecta com o Brasil — observa.
Tessitore disse também que a I-I pensou no mercado brasileiro de uma forma particular.
— Definimos uma seleção especial entre as opções que acreditamos que vai se relacionar mais com o país. Além disso, temos um programa chamado Tailor Made, que permite aos nossos clientes de atacado combinar com o estilo único de seus clientes em cada região do Brasil. Por exemplo, quem vende essa marca na Bahia pode ter produtos para satisfazer o gosto dos baianos; e os clientes que vendem a marca no Rio podem direcionar para o gosto particular de seus clientes cariocas — revela.
Com o capital aberto desde o ano passado, quando lançou ações na Bolsa de Valores de Milão, a empresa faturou 24,9 milhões de euros em 2013, registrando um crescimento de 36% sobre o ano anterior. Um dos modelos mais vendidos é o Velvet em veludo, que não gasta ou descola, e utiliza a mesma tecnologia de flocagem dos cockpits das Ferraris (UV LUX ®), patenteada pela Italia Independent. Outro sucesso são os modelos camuflados esculpidos de forma artesanal com até 47 camadas de pintura.
Carla Adami, da Biz do Brasil, que trabalha neste mercado há mais de 20 anos, informou à Comunità que a chegada da I-I foi bem recebida.
— Das três mil peças que vieram, 2.800 já foram vendidas para óticas de todo o Brasil. E em janeiro teremos a nova coleção, simultaneamente ao lançamento na Itália — finaliza.