Um importante quadro perdido do artista italiano Caravaggio (1571- 1610), cujo valor estima-se que supere os US$ 100 milhões, foi descoberto por um historiador de arte britânico.
A obra, intitulada "Os Jogadores de Cartas", havia sido leiloada em dezembro de 2006 pela casa inglesa Sotheby's por cerca de US$ 100 mil, acreditando-se que se tratava do quadro de um seguidor anônimo de Caravaggio.
A pintura será exibida agora em Trapani, na Sicília, a partir do próximo domingo. Segundo o jornal inglês Daily Telegraph afirmou hoje, Denis Mahon, de 97 anos e membro da família de banqueiros Guinness Mahon, havia comprado o quadro no leilão de 2006.
Mahon, que já havia identificado outros três quadros de Caravaggio, decidiu estudar detalhadamente sua nova aquisição e descobriu que era uma peça dos primeiros anos de produção do mestre do Renascimento, que datava de 1595.
Quando Michelangelo Merisi de Caravaggio morreu, em 1610 em Milão, pensava-se que havia pintado apenas 50 quadros.
Denis Mahon, colecionador e estudioso de arte, declarou ao Telegraph que a pintura é anterior a "Os Jogadores de Cartas", da coleção do Museu de Arte de Fort Worth, no Texas (Estados Unidos).
A obra descoberta agora é uma réplica quase exata da que está no Texas, ainda que com mais espaços vazios entre as pessoas pintadas e muito mais luminosa.
Após sua exposição na Sicília, o quadro será entregue em março ao Museu Ashmolean de Oxford, na Inglaterra.
Fonte: Ansa