Comunità Italiana

Novo cardeal

O papa Francisco declarou que vai nomear no próximo dia 22 de fevereiro 16 novos cardeais, entre eles o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, responsável por coordenar a Jornada Mundial da Juventude no ano passado. O anúncio foi feito pelo Pontífice durante a celebração do Ângelus deste domingo (12) e, segundo ele, representa a “profunda relação eclesiástica entre a igreja de Roma e as outras igrejas espalhadas pelo mundo”.
    Na sua escolha, Francisco procurou respeitar o número máximo de 120 eleitores em um eventual conclave, já que a partir de maio faltariam exatamente 16 cardeais para atingir esse limite. Só podem votar na eleição de um novo papa os religiosos com 80 anos ou menos.
    O pontífice também buscou atender a quase todos os continentes, com seis nomeações na América, duas na África e outras duas da Ásia, e países mais pobres, como Haiti, Burkina Faso, Filipinas e Costa do Marfim. A lista de novos cardeais ainda inclui o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e Mario Aurelio Poli, sucessor de Jorge Mario Bergoglio como arcebispo de Buenos Aires.
    “Em minha dignidade, tenho certeza que a graça de Deus não me faltará para poder bem servir à Igreja nessa dimensão universal que é a dimensão do cardinalato. Peço a todos que continuem rezando por mim para que eu possa continuar servindo a Deus e à Igreja”, disse Dom Orani João Tempesta ao saber da notícia, de acordo com a Arquidiocese do Rio.
    Com a sua nomeação, o Brasil passará a ter 10 cardeais, dos quais quatro podem votar em um conclave. (ANSA)