Comunità Italiana

Novo referendo na Ucrânia

O referendo separatista proposto pelos manifestantes pró-russos no leste da Ucrânia acontecerá como previsto no domingo (11), informaram nesta quinta-feira (8) os próprios separatistas. O referendo “acontecerá em 11 de maio” declarou o chefe da república auto-proclamada de Donetsk, Denis Puchilin.
A porta-voz do prefeito proclamado da cidade de Sloviansk (controlada por separatistas pró-Rússia), Stella Korocheva, confirmou que o “referendo acontecerá em Sloviansk em 11 de maio”.
A operação militar no sudoeste da Ucrânia continuará independentemente da decisão dos separatistas pró-russos sobre o possível adiamento do referendo de 11 de maio, informou o secretário do conselho para a segurança nacional para a defesa da Ucrânia, Andri Parubi.
O presidente russo, Vladimir Putin, presidiu na noite de ontem (7) uma reunião urgente do conselho de segurança nacional russo sobre a crise na Ucrânia, depois de seu encontro no Kremlin com o presidente de turno da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce), Dider Burkhalter, e a sua proposta para os separatistas é de que adiem o referendo para promover um dialogo com Kiev, informou hoje o seu porta-voz, Dmitri Peskov.(ANSA)