Festival de Internacional de Cinema de Roma se firma como parâmetro de premiações internacionais e consagra Tir, de Alberto Fasulo, uma coprodução Itália-Croácia
Quando Marco Muller assumiu a direção do Festival Internacional de Cinema de Roma, em 2012, após sete anos à frente do Festival de Veneza — o mais antigo do mundo — muito se falou nas mudanças de rumo do evento. Sempre à sombra de Veneza, Roma começava ali a traçar seu próprio caminho no cenário cinematográfico. A oitava edição, realizada de 8 a 17 de novembro, exibiu mais de 100 filmes de 31 países e confirmou a posição de destaque que o evento ganhou.
Ao contrário do Festival de Veneza, cujos filmes não costumam ganhar estatuetas em outros festivais, Roma se colocou na linha de frente ao exibir e premiar produções cotadas para prêmios relevantes, como o Oscar 2014. O grande vencedor foi Tir, de Alberto Fasulo, que levou o Marco Aurélio de Ouro de melhor filme. Filmado como se fosse um documentário, a produção ítalo-croata segue Branko, um homem que abandonou a carreira de professor para ser caminhoneiro, profissão pela qual ganha três vezes mais. Porém, ele permanece longos períodos afastado da família.
— Tir fala da solidão, explora os limites de resistência de uma pessoa que fez uma escolha de trabalho mais ou menos consciente e agora sofre as consequências, vivendo-as até o fundo — explicou Fasulo aos jornalistas.
Segundo filme do diretor italiano de origem croata, Tir foi um dos 18 concorrentes da mostra competitiva. Ele revelou que o processo de filmagem foi longo: durou cinco anos.
— Às vezes, me perguntei se queria acabar o filme, mas no final, após cinco anos de gravação, decidi fazer e este é o resultado — confessou.
O júri, presidido pelo diretor James Gray (Amantes), causou polêmica ao premiar a atriz norte-americana Scarlett Johansson pela participação em Her, de Spike Jonze. Scarlett, que brilhou no tapete vermelho do Festival, mas não compareceu à cerimônia de encerramento, levou o prêmio pela voz que empresta ao computador do solitário escritor Theodore, vivido por Joaquin Phoenix. Ela não aparece no filme e somente sua voz é ouvida. Her está previsto para estrear no Brasil em janeiro.
McConaughey a caminho do Oscar
O prêmio de melhor ator ficou com Matthew McConaughey (Magic Mike) por Dallas Buyers Club, do canadense Jean-Marc Vallée. Ele interpreta um ativista da luta contra a Aids nos anos 1980. Ele é o favorito ao Oscar 2014 e abriu, em Roma, sua temporada particular de caça à estatueta dourada. Dallas Buyers Club ainda ganhou o prêmio do público de melhor filme.
O diretor japonês Kiyoshi Kurosawa foi premiado pela melhor direção por Seventh Code, filme sobre uma garota que persegue um homem que viu uma única vez pelas ruas de uma cidade russa. Já o prêmio especial do júri ficou com Quod Erat Demonstrandum, do diretor romeno Andrei Gruzsniczk, que narra a história de um matemático que passa a ter problemas com o regime comunista após publicar seu teorema em uma revista americana. O longa brasileiro Entre nós, de Paulo Morelli (Cidade dos Homens), exibido na mostra competitiva, não recebeu prêmios.
Um dos pontos altos foram as premières mundiais. Foram exibidos (fora de competição) Fear of Falling, do diretor, roteirista e produtor americano Jonathan Demme (O Silêncio dos Inocentes), que estava afastado dos cinemas desde 2008. O espanhol Álex de la Iglesia, vencedor do Leão de Prata de direção em Veneza em 2010, apresentou As Bruxas de Zugaramurdi, estrelado por Carmen Maura. Ao ser questionado por que apresentou a produção em Roma e não em Veneza, Álex foi claro:
— O Festival de Roma é um vulcão cinematográfico em erupção — definiu.
O que mais repercutiu, no entanto, foi a pré-estreia de Jogos Vorazes: Em Chamas — o maior blockbuster do final de ano, estrelado pela vencedora do Oscar Jennifer Lawrence. Dirigido por Francis Lawrence e baseado nos best-sellers de Suzanne Collins, o segundo filme da franquia levou uma multidão ao tapete vermelho do Auditorium Parco della Musica. Muitas pessoas chegaram 24 horas antes da exibição só para ver o elenco de perto, em especial Jennifer. A atriz chegou a comentar sobre o burburinho com os jornalistas:
— Eu posso dizer que amo os fãs desta franquia. São todos muito gentis comigo.