Mais do que as 170 novidades mundiais e europeias para o público anunciadas pelos organizadores, o elemento que dá a medida do valor desta grande passarela é também a presença dos maiores empresários, que chegaram em Genebra a partir do último dia 28 de fevereiro; o empenho prometido para a construção dos estandes, a quantidade dos eventos paralelos ao Salão, além de outras atividades dirigidas principalmente aos especialistas e analistas econômicos.
Genebra também vai surpreender pelo novo layout da área de exposição, com as "fortalezas" do Grupo Volkswagen e do Grupo Fiat reforçadas nos Pavilhões 1 e 3 pela respectiva proximidade da Porsche entre as marcas alemãs e da Maserati e Ferrari entre as italianas.
Difícil prever se no centro de exposições Palexpo de Genebra – situado em linha reta a poucos quilômetros dos prédios da ONU e de outras organizações internacionais – se discutirão novas e decisivas alianças destinadas a influenciar o status da indústria mundial de veículos.
Uma certeza é que, apesar das novidades e do alto desempenho representadas pela Ferrari FF e pela Lamborghini Aventador, o tema central do 81º Salão de Genebra será o dos carros da família. Do Ypsilon 5 portas ao Fiat Freemont, do Hyundai i40 ao Chevrolet Cruze Hatchback, do Peugeot 508 ao novo Opel Zafira, quase todos os big do automóvel demonstram com estes novos modelos que se concentram nos segmentos fundamentais do mercado – o C, o D e naqueles dos SUV e MPV – que são hoje os mais rentáveis e, de formas diferentes, também os que dão os mais encorajadores sinais de vitalidade.
Esta tendência se confirma em quase todos os carros-conceito expostos pelos fabricantes e designers, do Rocketman, ao Mini do Grupo BMW, as duas propostas de Giugiaro para Volkswagen – que respectivamente antecipam o futuro Golf e o futuro Touran, não esquecendo do original R-Space da Renault que ao mesmo tempo indica o caminho que a montadora francesa tomará para propor um novo carro compacto, mas também para dar uma nova aparência à parte da frente de seus carros. (ANSA)