Comunità Italiana

O melhor de ontem, hoje e sempre

{mosimage}O melhor do cinema contemporâneo e da era de ouro da Itália se encontraram em São Paulo durante a 7ª Semana Pirelli de Cinema Italiano

Com o melhor da produção antiga e atual italiana, foi realizada, em novembro, na capital paulista, a 7ª Semana Pirelli de Cinema Italiano, que exibiu 24 filmes — 12 novos e 12 clássicos. O evento, que este ano faz parte da programação do Momento Itália-Brasil (MIB), aconteceu pela primeira vez em 2005 e, desde então, vem crescendo em público.
— Começamos com 1.500 pessoas assistindo aos filmes e hoje chegamos a sete mil — revelou a curadora Érica Bernardini. A programação destacou filmes produzidos em 2010 e 2011, todos inéditos no Brasil, exceto A Joia, exibido no Festival do Rio de 2011.

A curadora explicou que a Semana Pirelli é divida em três partes: cinema contemporâneo, formativo e de retrospectiva, onde cada uma tem sua importância.

— Na mostra contemporânea, tentamos mostrar a diversidade estilística sob o critério da qualidade. Na retrospectiva, valorizamos o clássico cinema italiano, e é a oportunidade de vermos esses filmes em tela grande. Nos debates e palestras, podemos trazer grandes nomes do cenário cinematográfico para um encontro com o público.

Érica também ressaltou que os filmes são exibidos na rede Cinemark, atingindo um público nem sempre acostumado aos filmes de arte, mas que acaba se sentindo atraído por estas produções. Outro diferencial da Semana Pirelli de Cinema Italiano é que, mesmo exibidos em grande circuito, os filmes têm ingressos a preço promocional — uma forma de incentivar o público.

Na lista de filmes contemporâneos exibidos, o destaque foi Bar Sport, comédia dirigida por Massimo Martelli, baseada no best seller homônimo de Stefano Benini. O filme foi lançado no dia 21 de outubro na Itália e teve sua primeira exibição internacional nesta 7ª Semana Pirelli de Cinema Italiano. Também foi realizada a première de Manuale d´amore 3 (As idades do amor), com Robert De Niro e Monica Bellucci, escolhido como filme de abertura da Semana.

Entre os clássicos, a homenagem foi para Mario Monicelli, que morreu no final do ano passado aos 95 anos e teve cinco películas exibidas. A criteriosa escolha da programação, segundo a curadora Érica Bernardini, tem um motivo.

 — Buscamos filmes que fossem reconhecidos pelo público brasileiro, mas evitamos aqueles de superexposição nos últimos anos. Considerei também a representatividade do momento histórico, como é o caso de Anni difficili e Il cammino della speranza — explicou.

Debates e aulas 
de Bruno Bozzetto
Além dos filmes, a Semana ofereceu atividades formativas abertas a jornalistas, críticos, estudantes e interessados na sétima arte, sempre gratuitas. Este ano, um dos destaques foi o debate sobre a restauração de filmes, uma expertise dos italianos que, nas últimas décadas, promoveram o resgate de inúmeras obras-primas esquecidas nas prateleiras dos grandes estúdios e cinemas. 
O encontro teve como estrela Alberto Barbera, diretor do Museu de Cinema de Turim, instituição pioneira na restauração de filmes que possibilitou a apresentação, na própria 7ª Semana Pirelli, de sete clássicos da era de ouro, entre eles De crápula a herói (O general Della Rovere) (1959), de Roberto Rossellini; Roma (1972), de Fellini; e A classe operária vai ao paraíso (1971), de Elio Petri.

Também participou do evento o cineasta Bruno Bozzetto, um dos expoentes do cinema de animação na Itália, que esteve à frente do workshop Como nasce uma história e um roteiro. Bozzetto ministrou quatro aulas diferentes ao lado do músico e maestro Roberto Frattini, atual destaque da consagrada escola italiana de música para teatro e cinema.
Após a exibição em São Paulo, os filmes contemporâneos foram vistos em Ribeirão Preto. A partir da votação em todas as sessões do público de São Paulo e Ribeirão Preto, será entregue, no dia 8 deste mês, o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano, que vai dar R$ 40 mil à produção escolhida por um júri especializado. O prêmio é um apoio ao lançamento e à distribuição do filme vencedor no Brasil.