Comer um chocolate nos momentos de tristeza pode ser indício de depressão. De acordo com um estudo recente, há suspeitas de que o 'alimento dos deuses' não seja a 'cura', mas a 'causa' dos estados depressivos.
Publicado na revista Archives of Internal Medicine pelos cientistas da Universidade da Califórnia, de Davis e San Diego, o estudo demonstra que as pessoas que comem muito chocolate têm sintomas de depressão, que pioram com o aumento das porções de chocolate consumidas por mês.
Na pesquisa, 932 participantes tiveram que responder a um questionário e indicar qual o consumo mensal de chocolate (em porções, entendidas como uma xícara de chocolate, um pequeno pedaço, uma barra, etc.). Na sequência se avaliou o humor dos participantes em uma escala de classificação da depressão.
O resultado foi que as pessoas com tendência à depressão consumiam aproximadamente 8,4 porções de chocolate por mês, contra o consumo de 5,4% das que não corriam este risco. Além disso, os sintomas da depressão aumentavam proporcionalmente ao aumento do consumo mensal das porções de chocolate.
No entanto, os autores esclarecem que não está claro se é a depressão que estimula o desejo de chocolate, como auto-tratamento (os benefícios sobre o humor deste alimento são sugeridos em estudos recentes), ou se é o chocolate que pode contribuir para a depressão.
Fonte: Ansa