Festival homenageia os irmãos de César Deve Morrer e coprodução Brasil-Itália Diminuta leva prêmio
São Paulo se mobilizou para receber a nona edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil, que reúne grandes obras e produções inéditas. A primeira semana foi dedicada a um workshop de três dias na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) com o diretor, roteirista e produtor Franco Brogi Taviani. Ele também esteve na coletiva de imprensa onde seus irmãos Paolo e Vittorio Taviani participaram por meio de videoconferência, direto de Roma. A dupla Taviani foi a homenageada deste ano.
Franco Brogi conversou com os jornalistas sobre uma série de TV que tenta produzir no Brasil, cujo tema é a imigração italiana no país. Há quase um ano trabalhando neste projeto, ele explicou que não quer fazer um simples registro da imigração nem uma obra didática. — Quero organizar seu conteúdo a partir de núcleos poéticos. Por que se imigra? Por amor, por medo, por pobreza, por senso de aventura. Quero formar um mosaico — disse Franco. Ele acrescenta que procura financiamento para o projeto, com o apoio da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo.
Em Roma, Paolo e Vittorio falaram sobre a iniciativa de se realizar um festival voltado exclusivamente para o cinema italiano.
— Fazemos um grande agradecimento em nome do cinema italiano ao Festival porque a distribuição internacional sacrifica um certo tipo de cinema. É preciso salvar o cinema italiano que não se vê em todo lugar — ressaltou Paolo Taviani.
O Museu da Imagem e do Som (MIS) foi o palco da Retrospectiva Taviani, durante a qual foram exibidos filmes como A Noite de São Lorenzo e Pai Patrão. O Festival, realizado de 18 de novembro a 5 de dezembro, foi destaque na imprensa brasileira e também dedicou um espaço para a mostra contemporânea, com produções inéditas no Brasil. Una Piccola Impresa Meridionale, de Rocco Papaleo, estrelado por Riccardo Scamarcio (que esteve em São Paulo especialmente para participar do evento), foi um dos destaques da programação. O público também pode conferir filmes como A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, representante da Itália no Oscar; Mel (Miele), que marca a estreia na direção da atriz Valeria Golino; Viva a Liberdade, de Roberto Andò; a animação As Aventuras de Pinóquio, de Enzo d`Alo, e a estreia mundial de Os Desconhecidos, último longa de Franco Brogi Taviani.
Prêmio de incentivo a coproduções Brasil-Itália
A novidade desta edição foi o Prêmio Barilla de Coprodução Cinematográfica Brasil-Itália. A produção vencedora — Diminuta, de Bruno Saglia — foi conhecida durante a cerimônia de abertura.
— Concorreram ao Prêmio Barilla seis projetos inscritos nas leis do audiovisual no Brasil e com coprodução italiana estabelecida — informou a diretora do Festival, Érica Bernardini.
Para encerrar, foi entregue o Prêmio Magneti Marelli de Cinema Italiano ao filme vencedor pelo voto do público. Esta foi a primeira vez que a empresa patrocinou o evento.
— O Brasil é o único país do mundo, fora da Itália, onde estão presentes todas as Unidades de Negócios da Magneti Marelli. Por isso, essa possibilidade de trazer também um pouco da cultura italiana para o Brasil não poderia ser perdida, como forma de estreitar ainda mais os laços culturais entre os dois países. O fato de, além de patrocinarmos o evento, darmos o nome à premiação, é motivo de orgulho para a empresa e reforça nosso compromisso com o apoio a ações culturais, de sustentabilidade e relacionadas à qualidade — disse Eliana Giannoccaro, diretora de marketing e relações externas da empresa, e presidente do Aftermarket no Mercosul.
O Festival foi realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo, com patrocínio de Magneti Marelli, Pirelli, Barilla e Sabesp. A iniciativa conta com o apoio das leis de incentivo à cultura Rouanet e ProAc, da EcoRodovias, Papaiz, Comolatti, Bauducco, Augustus Viagens, Ventana Serra, Itaú cultural / Auditótio Ibirapuera, Ministério italiano da Cultura, Luce Cinecittà, Cineteca Nazionale e Centro Sperimentale di Cinematografia di Roma.