{mosimage}Mais de 60 restaurantes recebem o certificado Ospitalità Italiana de 2012 que garante e atesta a qualidade da cozinha do Belpaese
Com o objetivo de preservar e promover a imagem da verdadeira e tradicional gastronomia italiana e de seus produtos, a União das Câmaras de Comércio da Itália (Unioncamere), o Instituto Italiano de Pesquisas Turísticas (Isnart) e a Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (Italcam), em colaboração com o Sebrae São Paulo, entregaram, em dezembro, o selo Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo a 61 estabelecimentos. A entrega foi feita em evento realizado na capital paulista. O certificado de qualidade foi criado em 1997 para classificar os restaurantes do próprio país. Em 2010, passou a ser distribuído em todo o mundo e a capital paulista foi a primeira cidade fora do território italiano a recebê-lo. A certificação é feita pelo governo italiano por meio de uma comissão formada por ministérios e organizações do setor agroalimentar. Os requisitos englobam desde a presença de ao menos um funcionário fluente em italiano até a utilização de produtos comprovadamente de origem italiana.
Na edição de 2012, 80 restaurantes solicitaram a certificação. Entre os 61 condecorados (um de Recife, um de Goiânia e 59 do estado de São Paulo), figuram 27 renovações e 34 novas certificações. Proprietários e chefs compareceram ao evento para receber seus certificados. Alguns dos nomes mais importantes da gastronomia italiana no Brasil, como Roberto Ravioli, Onorato Fiorentino e Giancarlo Bola, estiveram presentes.
O chef e proprietário do Il Sogno di Anarello, Giovanni Bruno, era um deles.
— São 65 anos carregando avental. Então, participar de um evento como esse me deixa muito feliz. Espero que no ano que vem tenhamos dez vezes mais restaurantes certificados — disse.
O chef Ciro Sabella, proprietário do Vinarium, recebeu o selo pela primeira vez e comentou a importância da certificação.
— Estamos felizes. Sabemos que fazer parte desse grupo é um grande reconhecimento — comentou.
O presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de São Paulo, Edoardo Pollastri, ressaltou que o selo é importante porque a Itália é uma referência gastronômica no mundo. Ele comentou que, segundo uma pesquisa realizada por uma agência de publicidade americana, a marca Made in Italy é a terceira mais famosa do planeta.
— Por isso, o Ospitalità Italiana não é um prêmio que se dá para sempre. Todo ano o restaurante precisa ser vistoriado para fazer parte desse grupo que representa uma marca tão importante. O selo envolve um conceito mais amplo, que é a questão de como receber o público de uma maneira italiana, muito parecida com a brasileira, com carinho e uma forma de reconhecer a continuidade desse patrimônio imaterial — explica.
O comitê de coordenação do Ospitalità Italiana é presidido pela Unioncamere e composto por representantes dos Ministérios italianos do Turismo, do Desenvolvimento Econômico, das Relações Internacionais e dos Bens e Atividades Culturais. A certificação envolve hoje 65 câmaras de comércio italianas presentes em 44 países, que já certificaram mais de 720 restaurantes mundo afora. Em busca da certificação, existem mais de 1.300 estabelecimentos candidatos.