Comunità Italiana

Obra-prima

Mistura de galeria de arte e restaurante, casa em Porto Alegre garante o sabor italiano com suas massas artesanais

Porto Alegre – Uma galeria de arte onde se serve comida. É esta a definição mais apropriada para o restauranteAtelier das Massas, segundo o seu proprietário Gelson Radaelli. A explicação vem logo em seguida,quando o empresário e artista plástico conta sobre a sua ideia original: montar um restaurante no piso inferior que sustentasse sua atividadede pintor em um ateliê instalado no 2º andar de um imóvel, no centro de Porto Alegre.

Natural de Nova Brescia, uma cidade do Rio Grande do Sul colonizada por imigrantes italianos, este bisneto de um milanês tentoucursar Propaganda e Marketing, mas percebeu que sua vocação era mesmo a pintura. Antesde abrir seu próprio negócio, em1992, Radaelli foi sócio de outro restaurante com os irmãos. Daquela experiência, ele manteve a preciosa ajuda da mãe. Se antes ela fazia artesanalmente as massas, agora ela supervisiona o preparo,ainda artesanal, para garantir a autenticidade e o sabor italiano da casa.

{mosimage}No restaurante-ateliê, está espalhada a coleção de Radaelli, composta por 120 obras – dele, de renomados artistas brasileiros e locais de Porto Alegre. No início, o pintor trocava os pinceis pelas colheres de pau e colocava a mão na massa na cozinha do restaurante. Chef autodidata, Radaelli criou todos os 37 pratos do menu. Atualmente, esse trabalho ficou a cargo de quatro cozinheiros treinados por ele.

O cardápio oferece opções como agnollini aos quatro queijos,tortelloni stefano (recheado com queijo de cabra, noz-moscada e espinafre sob cobertura de alhoassado, tomate fresco, pimentadedo-de-moça, gengibre, radicchio, salsa, vinho branco e azeite)e casonsei a dois santos (recheio de linguiça, batata e alhoao molho de sálvia, tomate fresco, azeite, lascas de parmesão e pimenta-do-reino). Como trilha sonora, o jazz de Billy Strayhorn, Art Tatum ou Coleman Hawkins.

— Não abrimos aos domingos. Nos damos ao luxo de descansar. Começamos assim e optamos por continuar desse jeito — diz Radaelli.

Com 80 lugares, o restaurante conta com dois ambientes. Na parte térrea, estão expostas obrasde Maria Tomaselli, Darel Valença Lins, Chico Caruso, Ziraldo, IberêCamargo, Vasco Prado e do argentino Carlos Nine. Dividindo a atenção dos clientes, um balcão de antepastos com mais de 100 itens,como frios, frutos do mar, conservas, cogumelos e berinjelas recheadas. Na parte de cima, está a galeria de artes propriamente dita. Segundo Radaelli, um dos pratos mais pedidos do Atelierdas Massas é o Tortelloni à Mastroiani que, na sua opinião, será sempre bem acompanhado porum vinho Pinot Noir.

Tortelloni à Mastroiani
Massa: 500 g de farinha de trigo, 3 ovos, 20 ml de água.

Recheio: 400 g de queijo de cabra, 300 g ricota fresca,400 g folhas de espinafre, leve toque de noz-moscada,sal e pimenta a gosto.

Molho: 1 cabeça de alho graúdo, 2 tomates médios maduros, sem pele e sem sementes cortados em 4, 1/2talo de aipo cortado em finas fatias, 5 azeitonas tipo zappa fatiadas, 1 concha de molho básico de tomate, óleo de oliva, 80 ml de vinho branco seco, parmesão e sal a gosto

Preparo da massa: Junte os ingredientes e amasse até obter uma pasta homogênea e consistente. Com um rolo, abra a massa até conseguir faixas com a largura de uns 12 cm e de 2 a 3 mm de espessura. Faça bolinhas com o recheio e coloque sobre uma das laterais da faixa, deixando um espaço entre uma e outra. Cubra com a outra extremidade, acalque levemente, e com uma faca corte quadradinhos de 5 cm. Cozinhe em água abundantee fervente por 3 a 4 minutos.

Preparo do recheio: Mergulhe as folhas de espinafre em água quente e retire em seguida espremendo bem para tirar todo o líquido. Coloque em um processador de alimentos todos os ingredientese triture rapidamente.

Preparo do molho: Corte uma tampa na parte superior da cabeça do alho, regue com óleo de oliva, coloque sal e asse até ficar macio. Deixe esfriar e retire da casca. Em uma frigideira, coloque um pouco de óleo, o tomate, o aipo e a azeitona por uns instantes.Acrescente o vinho e depois o molho de tomate. Deixe reduzir e complete com sal e pimenta. Incorpore-o à massa e sirva com lascas de um bom parmesão e um fio de azeite extra-virgem.