Occhipinti ficou no cargo por menos de três meses
Nicola Occhipinti pediu demissão do cargo de chefe de gabinete do subsecretário para os italianos no mundo do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Ricardo Merlo. Para o seu lugar, assume o diplomata Stefano Ravagnan, que era o embaixador da Itália no Casaquistão recentemente.
Occhipinti deixou o cargo para tratar de assuntos familiares, no entanto, permanece como “uma espécie de consultor para assuntos relacionados à rede consular”, segundo Merlo, que havia nomeado Occhipinti para atuar em relação à comunidade italiana fora da Itália, principalmente com a comunidade ítalo-gaúcha.
“Todos conhecem o trabalho que ele desenvolveu, principalmente no que diz respeito às filas e à atenção consular. Além disso, eu o conheço há muito tempo e me parece que foi uma escolha que dá um sinal claro de como eu imagino trabalhar neste novo governo da república italiana”, afirmou Merlo.
De acordo com o subsecretário, a decisão da saída de Occhipinti foi tomada em comum acordo, após o ex-cônsul descobrir que tem uma filha de oito anos que irá agora morar na Itália e “tem necessidade de mais tempo para estar com ela, não podendo assumir um trabalho estressante como o nosso; ele achou melhor assim, mas continuará como um conselheiro externo à secretaria para tudo aquilo que diz respeito à rede consular”, contou Merlo.