Comunità Italiana

Ofertas de concessão

Foram apresentadas ontem (7) duas ofertas pela concessão de Poveglia, uma pequena ilha localizada na lagoa de Veneza e colocada em leilão pelo governo italiano. Uma das propostas é de 513 mil euros (R$ 1,6 milhão) e foi feita por um sujeito denominado “usuário 10801”.
A outra é de 160 mil euros (R$ 500 mil) e foi depositada pela associação Poveglia per Tutti (Poveglia para Todos, em italiano), que reúne cidadãos dispostos a fazer uma gestão “ecológica” e sem fins lucrativos no local e mantê-lo aberto ao público. “Não sabemos quem está por trás do termo ‘User 10801’, mas conosco estão 2 mil pessoas, número que aumenta a cada dia”, disse Lorenzo Pesola, um dos membros da entidade.
Por ter feito uma proposta menor, a associação tem agora até o dia 13 de maio para juntar a quantia necessária para cobrir a outra oferta, evitando o risco de a ilha ficar nas mãos de apenas um indivíduo. “Para nós será uma luta contra o tempo”, acrescentou. Segundo fontes que acompanham o leilão, o “User 10801” é na verdade uma empresa de investimentos imobiliários que estaria interessada em criar um hotel de luxo no local.
Com uma superfície de 7,25 hectares, Poveglia fica entre Veneza e a ilha de Lido. Ao longo de sua história, ela foi um próspero burgo da Baixa Idade Média, palco de guerras, abrigou vítimas da peste, funcionou como centro de quarentena e seus edifícios serviram como asilo. Atualmente, está abandonada e suas construções viraram ruínas. O governo italiano tomou a decisão de vendê-la para desenvolver seu potencial turístico. (ANSA)