A presença italiana é muito grande pela Europa e pode ser contemplada através da gastronomia e pelos monumentos espalhados no Belpaese. Porém, os brasileiros também podem aproveitar e admirar a arte e arquitetura italiana. Com forte presença de imigrantes italianos, desde 1880 quando houve forte imigração para a América do Sul, multidões de italianos desembarcaram no Brasil e a cidade de São Paulo foi uma das privilegiadas. Muitos dos italianos que fizeram residência na cidade foram responsáveis por contribuírem com o desenvolvimento de monumentos do local.
A arquitetura italiana, se popularizou pelo mundo após o século 19, é inspirada no Renascimento. Os monumentos erguidos tem domos, arcos como características marcantes das construções italianas.
Os 7 monumentos criados ou projetados por italianos:
1. Museu Paulista da Universidade de São Paulo: Foi construído pelo engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi;
2. Monumento à Independência: Inaugurado pelo escultor italiano Ettore Ximenes;
3. Theatro Municipal: O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção do local em 1903;
4. Museu de Arte de São Paulo: Projetado pela italiana Lina Bo Bardi;
5. Paróquia Nossa Senhora Achiropita: Foi fundada por imigrantes italianos;
6. Obelisco Mausoléu: O Obelisco é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, com execução do engenheiro alemão radicado no Brasil, Ulrich Edler.
7. Marco da Paz: O monumento é uma obra do empresário ítalo-brasileiro Gaetano Brancati Luigi.