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Pão nosso de cada dia

25 de abril de 2013 - Por Comunità Italiana

Receitas italianas impulsionaram empresários da panificação que se preparam para abrir franquias

{mosimage}Em 2004, quando o casal Patrícia e Fabio Scarpello decidiu abrir uma fábrica de pães no Rio de Janeiro nem imaginava que, menos de10 anos depois, novas portas se abririam para o negócio. Hoje, eles também são proprietários da Panemania, uma padaria e confeitaria, localizada no coração de Jacarepaguá, no bairro da Freguesia, zona Oeste do Rio. A empresa pretende crescer 20% nos próximos três anos, abrindo franquias em todo o Estado e, depois, seguir crescendo em todo o Brasil.

 

— Como a gente fornece para muitas redes, acaba tendo contato com o franqueado e com o franqueador.Então, eles começaram a falar “O que estou fazendo nessa rede aqui se são vocês que fabricam? Euquero uma loja de vocês, vamos começar a pensar num projeto”. Porém, a gente tinha que ter a nossa loja primeiro — explica Patrícia, que administra os negócios da empresa.

Depois da inauguração da Panemania, em novembro de 2009, os pedidos para que os donos abrissem a possibilidade para franquias começarama aumentar. A partir de então, o casal procurou várias pessoas que atuam no mercado e empresas de assessoria jurídica, além do arquiteto Amauri de Toledo, responsável pelos projetos do McDonald’s doBrasil e da rede MegaMatte.

— No início ele relutou, mas quando viu o projeto ele me perguntou quantas lojas eu achava que era possível abrir. Respondi que acreditava que em cincos anosumas 50. Ele disse que eu estava muito enganada, que a gente tinha que fazer projeto para montar 300 lojas porque ele acredita que já vai vender no primeiro ano. Ouvir issode uma pessoa que tem experiência é muito bom — conta Patrícia.

A decoração da loja ficou por conta da administradora. Tendendopara um ar rústico e romântico provençal, a casa de 100 metros quadrados conta com a beleza decadeiras e mesas de madeira, quadros decorativos com efeito 3D, lustres e cristaleira pintada à mão.

— É claro que as franquias não terão condições de ter as mesmas peças daqui, mas a decoração não vai fugir disso. Elas terão de seguir esse estilo — diz Patrícia, orgulhosa por receber tantos elogios dos clientes.

A fábrica de 800 mil metros quadrados, localizada no bairro de Olaria, fornece diariamente cerca de 15 mil pães de 300 tipos para grandes empresas, hotéis e redes de lanchonetes como a Delírio Tropical, o Café Viena, Gula Gula e Compão, além de atender o Projac, o gigantesco centro de produções da Rede Globo. A ideia de criar a loja foi de Patrícia, que sempre acreditou no resultado positivo.

— Eu sempre falei para ele (Fabio Scarpello) que isso aqui daria certo. No fundo, ele não acreditava, mas agora estamos vendo os resultados. Abrimos a loja aqui na Freguesia porque é o segundo bairro que mais cresce no Rio depois da Barra da Tijuca — confi dencia Patrícia.

Segundo ela, a loja é responsável por 20% do faturamento da empresa que, no ano passado, alcançou a quantia de 5 milhões de reais.O boom foi em dezembro, quando foram vendidos aproximadamente3 mil panetones e meia tonelada de rabanadas.

Apaixonado, como todo italiano, pela arte da gastronomia, o chef Fabio Scarpello se rendeu ao ramoda panificação e da confeitaria fazendo diversos cursos, inclusive adquirindo experiência em Portugal e na Inglaterra. Quando chegou ao Brasil, conheceu Patrícia e ambos concretizaram o sonho de abrir uma indústria de pães com receitas italianas legítimas.

Todo o projeto já está formatado e, em junho, a Panemania vai participar da ABF Franchising Expo 2011, em São Paulo.

— A ideia é colocar a cara no mundo como franquia. O nosso diferencial é que a gente produz tudo, 80 % do que é vendido aqui são produzidos pela nossa fábrica. E como a gente fornece o produto pronto, afranquia não precisa ter uma estrutura de cozinha de padaria — explica Fabio Scarpello.

A Panemania não é uma simples padaria. Com receitas italianas legítimas trazidas por Scarpello, a delicatessen oferece, além da famosa ciabata e da focaccia, maravilhas da confeitaria fina expostas nas vitrines como tortas e biscoitos. Difícil é resistir.

 

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.