BERLIM E ROMA – O ministro italiano da Justiça, Angelino Alfano, afirmou hoje que é "prematura" a discussão sobre um possível sucessor do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que disse que não se candidataria à reeleição em 2013.
"Estou convencido de que Silvio Berlusconi será presidente do Conselho de Ministros ainda por muito tempo. Qualquer discussão sobre o futuro [dele] é absolutamente prematura", afirmou Alfano. Ontem, em um encontro com jornalistas, Berlusconi descartou a hipótese de tentar uma reeleição e comentou que um possível nome para o cargo de premier seria Angelino Alfano.
O primeiro-ministro também afirmou que não quer concorrer à Presidência da Itália, e que é provável que seu chefe de gabinete, Gianni Letta, seja candidato ao posto.
As declarações agitaram a política italiana nesta quinta-feira. Mas o ministro da Infraestrutura, Altero Matteoli, defendeu que o candidato indicado por Berlusconi deverá ser aprovado por uma comissão parlamentar.
"O premier pode expressar aqueles que são os seus desejos, mas a democracia quer que um Congresso tome certas decisões. Se daqui 30 anos Berlusconi quiser se retirar do cargo, será ele que fará uma indicação, mas os delegados que irão votar", disse Matteoli.
Fonte: Ansa