A praia mais bonita do mundo é brasileira. Os usuários do Tripadvisor, um dos sites de viagem mais populares do mundo, com mais de 260 milhões de visitantes únicos por mês e mais de 150 milhões de resenhas, atribuem à Baía do Sancho, no arquipélago de Fernando de Noronha, a coroa de lugar mais encantado de todo o universo costeiro. As esplêndidas margens do pequeno arquipélago, que se estende por 17 quilômetros quadrados e é habitado por pouco mais de três mil pessoas, estão a cerca de 540 quilômetros da cidade de Recife. Somente 420 pessoas são autorizadas por dia para desembarcarem na ilha principal, e devem pagar uma taxa de preservação ambiental. Este autêntico paraíso terrestre foi revelado à população ocidental pelo explorador italiano Américo Vespúcio, dez anos após a descoberta da América. A apreciação dos turistas é praticamente unânime: no Tripadvisor, fazem uma disputa para encontrar os adjetivos mais adequados para descrever a própria experiência: “maravilhosa”, “fabulosa”, “paradisíaca”, “deslumbrante”, etc.
Qualquer um que tenha feito uma parada na Baía do Sancho fica encantado com as águas cristalinas, a areia finíssima, a vegetação virgem, seu fascinante sistema rochoso e os saltos espetaculares dos golfinhos rotadores. É possível chegar à pequena praia por barco ou por uma escada de ferro instalada ao longo do penhasco. O pequeno atol verde e amarelo supera até as famosíssimas costas caribenhas.
De fato, aparece em segundo lugar Grace Bay, o golfo da ilha Provo, no arquipélago de corais do Turks e Caicos. No pódio, está a Playa Flamenco, em Culebra, Porto Rico. Na quarta posição, encontramos uma localidade italiana: a Spiaggia dei Conigli, na ilha de Lampedusa, na Sicília, uma esquina do paraíso acessível a pé. A praia é cheia de cavernas e caracterizada por uma riquíssima variedade de fauna marinha; completamente rochosa, apresenta vistas muito semelhantes àquelas das costas do norte da África. O top dez das mais belas praias do mundo continua com Whiteheaven Beach, nas ilhas australianas Whitsunday; com a Playa de ses Illetes, em Formentera, nas Ilhas Baleari; com Anse Lazio, nas Seychelles; com Lanikai Beach, no Hawaii; e com Rhossili Beach, em Swansea, na Grã-Bretanha.
A Baía do Sancho representa apenas a ponta do diamante dos tesouros da costa brasileira. Os usuários do site premiam muitas outras praias brasileiras repletas de encantos, como a praia dos Carneiros, em Tamandaré; Lopes Mendes, em Ilha Grande; a Baía dos Porcos, também em Fernando de Noronha; a Praia do Farol e o Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo; e a Quarta Praia, em Morro de São Paulo.
O litoral italiano também é muito apreciado, mas os olhos dos turistas voltam-se para a Sardenha, ilha conhecida em todo o mundo, sobretudo pela Costa Esmeralda — trecho do litoral sardo considerado célebre pelo príncipe ismaelita Karim Aga Khan. Atrás da Spiaggia dei Conigli, aparece Cala Mariolu, em Baunei, que, porém, não se localiza na Costa Esmeralda, e sim mais ao sul, na costa oriental da ilha, em uma das zonas menos exploradas e turísticas da Sardenha. Em terceira posição, está a praia La Pelosa, em Stintino, no coração da Costa Esmeralda e, em quarto lugar, ainda em Baunei, a Cala Goloritze. A costa da Ligúria também aparece, com a Baia del Silenzio, no coração de Sestri Levante e, em seguida, ainda na Sardenha, a Spiaggia di Tuerredda, em Teulada, no Sulcis-Iglesiente e com Lu Impostu, em San Teodoro, na província de Olbia. Para completar a classificação, a praia da Calábria de Tropea, às margens de Cala Rossa, nas ilhas Egadi, em Favignana, e a praia siciliana de San Vito lo Capo.