Encontro em Porto Alegre aproxima as empresas italianas presentes no Rio Grande do Sul das instituições do estado
A Câmara de Comércio Italiana Rio Grande do Sul e o Consulado da Itália em Porto Alegre organizaram um encontro no dia 16 de julho com os diretores das empresas italianas que investem no estado, o governo e as instituições gaúchas. O objetivo foi entender as necessidades das empresas e suas parceiras presentes no Rio Grande do Sul, aproximá-las das instituições e incrementar os negócios.
— Os resultados foram positivos. Dezesseis empresas italianas que operam no Rio Grande do Sul participaram e a sala estava lotada. Havia 30 pessoas e tivemos que adicionar cadeiras para acomodar todos — afirmou à Comunità o cônsul geral da Itália, Nicola Occhipinti, que ressaltou a importância da aproximação entre as empresas e as instituições das três esferas do governo — nacional, estadual e municipal — para facilitar e promover as parcerias com o setor empresarial gaúcho e italiano.
As empresas foram convidadas a manifestar suas demandas para identificar junto aos representantes das instituições quais ações precisam ser aprofundadas ou criadas para uma melhor atuação no mercado gaúcho. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Fábio de Oliveira Branco, apresentou os programas e as ações coordenadas para a atração de investimentos, o apoio às micros e pequenas empresas e a inovação em ciência e tecnologia. Branco frisou a parceria com a Junta Comercial para facilitar a conexão com o setor empresarial. O superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Flávio Zacher, colocou-se à disposição para os assuntos inerentes ao ingresso de figuras profissionais, como técnicos, gerentes ou colaboradores para trabalharem nas empresas, além de avaliar possíveis entraves com relação à infraestrutura técnica e operacional dos investimentos, como a aprovação da introdução no Brasil de equipamentos homologados pela União Europeia.
Diretores das empresas italianas saem satisfeitos do evento
Durante a reunião, o secretário adjunto do trabalho (SMTE/PMPA), Marcelo Chiodo, ilustrou os programas da prefeitura de Porto Alegre dedicados à qualificação de mão de obra na região metropolitana. O assessor de relações internacionais da SMGL/PMPA, Ricardo Schlomer, citou o seu departamento como interlocutor das entidades e empresas para os assuntos relativos a ações, projetos e licitações das diversas secretarias da prefeitura de Porto Alegre. Ao término do evento, a diretora executiva da Câmara Italiana no Rio Grande do Sul-Brasil (CCIRS), Janice Teresa Rota, enumerou as vantagens que as empresas obtêm quando se tornam associadas, como o aumento da visibilidade da própria companhia no mercado e uma série de serviços diferenciados.
Segundo Occhipinti, os diretores presentes ficaram extremamente satisfeitos, pois o secretário Branco, o superintendente Zacher, a Câmara de Comércio e o Consulado mostraram que as relações estreitas com as instituições locais podem proporcionar assistência prática para resolver e superar questões burocráticas que, de outra forma, fariam perder tempo e recursos valiosos às empresas.
— Graças a esse trabalho em equipe, através da inscrição na Câmara, as empresas italianas que operam no Rio Grande do Sul vão ter inúmeros benefícios, tanto para acelerar a solução dos problemas relacionados com vistos e autorizações para equipamentos italianos homologados pela UE, quanto em termos de facilitação de redes para criar joint ventures e aumentar os próprios investimentos — acrescentou o diplomata, que dirige o Consulado desde julho de 2014.