{mosimage}Parceria entre o IED e o São Paulo Prêt-à-Porter promove Fórum de Moda, onde palestras foram realizadas com profissionais renomados do setor
A segunda edição da Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios — a São Paulo Prêt-à-Porter — trouxe uma novidade para os lojistas e distribuidores de moda que participaram do evento. Pela primeira vez, foi realizado o Fórum de Moda, resultado da parceria do Instituto Europeu de Design (IED) com a Feira. O IED, referência mundial da moda, tem sede na Itália e um núcleo em São Paulo, onde forma e incentiva profissionais do setor. Além disso, a instituição pretende instalar, no Rio de Janeiro, um centro de pesquisa e excelência.
Durante a São Paulo Prêt-à-Porter, em janeiro, no pavilhão Expo Center Norte, 500 marcas de confecções e acessórios apresentaram suas novidades para compradores de todo o Brasil e do exterior. O evento trouxe ainda uma nova opção de compras para as coleções de outono/inverno 2012. Dentro do Fórum de Moda, os participantes puderam acompanhar diversas palestras com temas relacionados à gestão, ao marketing, ao processo criativo e às novas tendências.
Para o ciclo de palestras, foram convidados profissionais conceituados dentro dos segmentos de moda, negócios, comportamento, conceitos de comunicação e uso de tecnologia da informação aplicada ao setor. Uma das palestras mais disputadas foi a do ítalo-brasileiro Victor Megido sobre o mercado de luxo. Professor convidado da Universidade La Sapienza e do IED de Roma, ele escreveu o livro Luxo for All (2011), que trata de um novo conceito de luxo e das estratégias para abordá-lo junto à nova classe média brasileira.
Para Megido, este novo conceito de luxo é um direito de todos.
— É pelo luxo que moldamos nossa identidade e é com ele que reconheço a mim mesmo, no sentido de pertencer a algum grupo específico — defendeu.
Além de não considerar o luxo algo inacessível, faz um alerta às empresas.
— Pouco temos feito para identificar e atender às necessidades humanas. A nova classe média brasileira é composta por 190 milhões de pessoas ávidas por consumo e elas não querem mais produtos baratos. É preciso conhecer os estilos de vida e identificar as prioridades.
Luxo para a nova
classe média
Victor Megido ainda apresentou números, cases e deu exemplos do novo conceito de luxo trabalhado por ele. Para ele, as empresas no Brasil ainda não se adequaram a esse novo formato de luxo.
— Aqui, os serviços são caros e os bens ditos populares também. Toda a indústria precisa se preparar para oferecer novos tipos de produtos, para satisfazer novos tipos de necessidades. É preciso buscar novas perspectivas, observar o concorrente dentro de um rigoroso trabalho de benchmarking e estudar outros mercados — analisa.
Outro destaque do Fórum foi a palestra de Katherine Sresnewsky Braun, que falou sobre gestão dos negócios de moda. A palestrante, que já trabalhou com grandes marcas como Guaraná Brasil, Zoomp e C&A, pontuou as dificuldades de gerir uma loja ou rede.
— Para tomar as atitudes corretas, é essencial estar por dentro do que acontece no mundo, do que outras marcas estão fazendo e conhecer as particularidades brasileiras. Só assim, é possível identificar, inclusive, novas oportunidades. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, para gerenciar uma loja ou rede não é preciso ter uma superestrutura, mas conhecer o ciclo de vida dos produtos, as estratégias recomendadas para cada etapa e estar atento aos rumos do mercado, que está em constante movimento.
Para Robério Xavier, da coordenação de marketing do IED, o sucesso do Fórum de Moda surgiu a partir da escolha dos palestrantes.
— Os palestrantes têm um DNA transformador e inovador. Eles utilizaram temáticas enriquecedoras e voltadas para a construção de marcas consistentes e de sucesso.
Robério acrescentou que o Fórum de Moda foi importante na relação do IED com o mercado brasileiro.
— Ficamos lisonjeados em participar da São Paulo Prêt-à-Porter. O evento proporcionou aos participantes uma troca de conteúdo dentro do universo do design com o viés acadêmico — concluiu.