Comunità Italiana

Paredes de Dante

{mosimage}Artista pinta cenas da obra-prima da literatura italiana em colégio paulistano e faz sucesso entre pais e alunos

Há três anos, Claudio Canato passa a maior parte de seus dias no corredor de entrada do prédio principal do colégio Dante Alighieri. Cercado por tintas e pincéis, o pintor ítalo-brasileiro desenha, concentrado cenas do paraíso e do inferno nas paredes do lugar.
— Aqui virou minha segunda casa — diz ele. Ex-aluno do Dante, Canato frequentou o colégio de 1970 a 1980.
Quando a instituição completou 85 anos, foi chamado para fazer um painel comemorativo, quando sugeriu um mural com imagens de A Divina Comédia, obra-prima do escritor italiano que dá nome à instituição. Os planos para o painel não se concretizaram nem aos 85 nem aos 90 anos do colégio. As imagens só ganhariam as paredes do lugar por ocasião do centenário do Dante, em 2011. O trabalho começou em 2010 e, desde então, Canato já pintou duas paredes com imagens inspiradas no livro e uma terceira em homenagem a Leonardo Da Vinci. Ele iniciou seu trabalho em uma das pontas do corredor, onde juntou as três partes do clássico da literatura italiana: o inferno, o purgatório e o paraíso. Logo, o trabalho começou a chamar a atenção dos alunos e dos pais. O interesse dos alunos pela pintura foi tão grande que, há dois anos, Canato organizou um curso livre de desenho e pintura para pessoas de todas as idades, que hoje reúne cerca de 50 alunos. Não é preciso estudar no colégio para frequentar o curso: as aulas são abertas a qualquer interessado. Com uma hora e meia de duração, as lições acontecem às terças e quartas-feiras, em três horários.
— Nunca tinha dado aulas. É uma experiência muito prazerosa — diz Canato, formado em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Ele sempre gostou de pintar e desenhar. Na faculdade, teve contato com vários artistas e, seguindo um conselho do professor João Rossi, decidiu dedicar-se à pintura.
Aos 19 anos, começou um estágio na Secretaria estadual da Cultura. Um dia, a diretora de recursos humanos viu seus desenhos e pediu para que fizesse um quadro. Em vez de tela, ele propôs fazer um mural em uma das paredes do prédio, que ainda pode ser visto no edifício da rua Líbero Badaró. Filho de médico, Canato sempre estudou anatomia e continua estudando até hoje para fazer figuras humanas.
Com família originária do Vêneto por parte de pai e da Calábria por parte de mãe, o pintor considera o Belpaese a maior referência mundial em termos de arte e gostaria de fazer mais homenagens a artistas do país.
— A Itália tem a medida ideal da arte. É o berço da pintura, um motivo de orgulho para todo italiano. Ir ao país me faz um bem enorme. Volto sempre renovado, se pudesse iria com mais frequência.
As cenas pintadas já somam cem metros quadrados de paredes do colégio. A segunda parte do trabalho deve ser finalizada ainda em março e já existe o projeto para um terceiro mural. A Divina Comédia é uma obra muito rica em imagens e “daria para pintar o prédio inteiro”, atesta o artista.
— Estou há três anos pintando sem parar. O meu crescimento pode ser visto do primeiro para o segundo painel. Estou mais à vontade no colégio e com a obra em si. Participar desse projeto tem sido muito gratificante, agradeço todos os dias por essa oportunidade — explica.   

Serviço
Colégio Dante Alighieri
Al. Jaú, 1.061, Jardim Paulista, São Paulo
Tel. (11) 3179-4400
Aberto de segunda a sexta, das 7h às 20h