O governador Luiz Henrique da Silveira assinou duas cartas de intenções com a província italiana de Parma na semana passada. A primeira trata da colaboração no setor agro-alimentar, especialmente com relação a queijos e laticínios. A outra, do tratamento do lixo e desenvolvimento ambiental. O grupo de desenvolvimento ambiental esteve na sede da Casan para conhecer os processos de tratamento utilizados pela empresa catarinense.
A solenidade ocorreu no Centro Administrativo. Estas trocas de experiência decorrem de uma missão do governo do Estado à Italia há cerca de um ano, disse o secretário de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz.
A missão italiana vinda a Santa Catarina tem interesse na gestão e valorização dos lixos urbanos (incluindo o hospitalar); o industrial (especialmente das indústrias de cerâmicas e daquelas que utilizam madeira como matéria-prima); e o produzido por criação de animais. Com relação a queijos e laticínios, o documento tratará da adequação dos produtos catarinenses à legislação da União Européia, e tutela de marcas coletivas de qualidade e de origem.
Fonte: Portal Itália