A Liga Norte (LN), partido de extrema-direita, está com as contas bloqueadas temporariamente por desvios
Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita Liga Norte, anunciou nesta terça-feira (14), através de uma coletiva que a sigla está com suas contas bancárias bloqueadas.
De acordo com a Ansa, esta informação foi confirmada pelo procurador-chefe de Gênova, Francesco Cozzi, que disser que é uma “decisão provisória” relacionada à condenação do deputado Umberto Bossi.
Bossi foi condenado por ter usado dinheiro do partido para objetivos pessoais, segundo a Ansa.
O ex-tesoureiro do Liga Norte, Francesco Belsito, foi condenado, na mesma sentença, há dois anos e seis meses de reclusão.
Segundo a Ansa, ele teria roubado 500 mil euros do partido LN.
“Hoje, pela primeira vez na história da República, os juízes estão bloqueando a atividade de um partido político. Trata-se de uma ação de rápida da magistratura. Agora, não tenho mais dinheiro para pagar os palcos de Pontida”, disse em referência aos comícios que o partido está fazendo.
“Se alguém acha que vai nos bloquear, está muito errado. Nós vamos adiante ainda mais fortes que antes. Pontida nós vamos fazer, nem que tenhamos que pagar dos nossos bolsos”, afirmou Salvini.
A Força da Liga Norte
Nas últimas eleições a sigla LN, de extrema-direita, vem ganhando força e destaque.
Por isso, para o próximo pleito, que deve acontecer em 2018, o LN deve conseguir alcançar maior espaço e força nacional.
O dinheiro poderá ser desbloqueado, segundo a Procuradoria, caso a ação judicial vá para as próximas instâncias.
De acordo com a Ansa, a medida de bloquei foi tomada para que o dinheiro cobrado seja devolvido aos cofres públicos, sem sofrer riscos.