Um grupo de pesquisadores da Escola Superior Sant'Anna de Pisa, na Itália, alcançaram um novo recorde mundial de velocidade de transmissão de dados, com mais de mil gigabits por segundo.
Os testes conduzidos nos laboratórios de Pisa conseguiram fazer com que dados pudessem ser transmitidos a uma velocidade de 1 terabit por segundo.
Com o sistema projetado, foi possível transmitir o equivalente a mais de 300 filmes em alta definição, 30 mil filmes em qualidade padrão, gerenciar 500 mil ligações ADSL a 20 megabits por segundo, 120 milhões de videochamadas ou 120 bilhões de ligações telefônicas padrão.
Segundo os pesquisadores, essa velocidade permitirá aumentar o número de usuários com provável redução de custos e com uma conexão de melhor qualidade.
Os testes foram realizados pelo Instituto de Tecnologia da Comunicação de Informação e da Percepção (Tecip) da Escola Superior Sant'Anna, que trabalhou em colaboração com o Laboratório Nacional de Redes Fotônicas do Consórcio Nacional Interuniversitário de Telecomunicações (Cnit) e com a multinacional Ericsson.
Os pesquisadores utilizaram os sistemas instalados para operar 448 gigabits por segundo por canal, coexistindo com o tráfego real.
O primeiro experimento foi feito e uma parte da rede espanhola, colocada à disposição pela Telefonica, entre as cidades de Granada e Jaen com aparatos comerciais da Ericsson e com os protótipos realizados em Pisa. A transmissão de dados nesse teste alcançou uma distância de 300 quilômetros. (ANSA)