De Cintia Salomão Castro, de Feira de Santana (BA)
Diretor Francesco Sala explica o conceito da transformação 4.0 do processo industrial na Bahia
Empresa anuncia transformação digital em sua fábrica na Bahia e CEO Tronchetti Provera afirma que continua apostando no mercado brasileiro, mesmo com os reflexos da crise
A Pirelli anunciou investimentos de 250 milhões de euros (um bilhão de reais) em suas fábricas na América Latina para os próximos três anos, anunciou o CEO da empresa Marco Tronchetti Provera, em vídeoconferência para jornalistas nesta quinta-feira (22), durante a apresentação do processo Bahia 4.0, na unidade industrial de Feira de Santana (BA).
Provera ressaltou que o investimento representa a confiança que a companhia de origem italiana tem na região, apesar da crise recente, e que a América Latina é uma das raízes da empresa, além da própria Itália, citando a presença centenária na Argentina e a presença no Brasil, que completa 90 anos.
Perguntado por Comunità sobre a influência da crise na economia brasileira sobre os planos da Pirelli, Provera reforçou a confiança no país, apesar do crescimento tímido nos últimos anos
Apresentação de pneus novos com tecnologia inédita no Brasil
– É um país que tem perspectivas de crescimento, que oferece oportunidades, que é jovem. Teve anos complicados, mas esperamos que se criem condições para que possa melhorar.
O diretor industrial para a América Latina, Davide Meda, informou que a transformação digital 4.0 é um processo que deverá ser aplicado a outras unidades da Pirelli no Brasil, como Gravataí (RS) e Campinas (SP), começando pela Bahia.
Os diretores da companhia explicaram que parte da produção – que tenderá a ser otimizada em função do maciço investimento que permite o monitoramento de desempenho em tempo real através de monitores disponíveis nos vários setores da fabrica – é destinada à exportação, principalmente para os Estados Unidos, e que as unidades produtivas brasileiras receberão a maior parte do aporte, além das unidades em países vizinhos, como a Argentina.
CEO Marco Tronchetti Provera em vídeoconferência para jornalistas na Bahia
Italiana e ao mesmo tempo global: assim definiu o caráter da Nova Pirelli o diretor Meda
– Estamos em todas as partes do mundo, sabemos aproveitar o que há de melhor em cada lugar. Porém, a cultura da empresa é italiana. Somos abertos e sabemos aproveitar o melhor em cada lugar do mundo.
– Ter investidores chineses é um valor para nós, não um problema. Temos investidores em vários países, fato que representa um valor, pois somos uma empresa global – reforçou Francesco Sala, vice-presidente industrial, referindo-se ao controle acionista pela China National Chemical Corp.(ChemChina).
Perguntado por jornalistas o risco de demissões em consequência da transformação digital da fábrica, os diretores responderam que “não é essa a intenção” e que é preciso “mudar as competências”:
– O nosso foco não é a demissão, e sim a valorização da pessoa. Para nós, as pessoas estão no centro do processo. Acho que o Brasil deve acreditar mais, em sua energia, que é um país jovem. Eu sou europeu e vejo projetos nas fábricas aqui que não vejo na Europa. Agora, as competências das pessoas devem mudar. É preciso fazer as coisas de outra forma – ponderou Meda.