Segundo a pesquisa divulgada pelo site do jornal "La Repubblica", a aprovação a Berlusconi está em 35%, dois pontos abaixo que há um mês. Há um ano, a popularidade do premier estava em 45%.
A situação econômica ruim da Itália, as disputas dentro da sua coalizão e uma série de escândalos morais e de corrupção são os fatores apontados como as causas do enfraquecimento de Berlusconi, que pode ter que renunciar se perder a votação prevista para 14 de dezembro.
Se o governo cair, o presidente Giorgio Napolitano pode nomear um gabinete provisório até as novas eleições, como foi o caso de 1994, quando o primeiro governo de Berlusconi caiu e ele foi substituído provisoriamente pelo ministro das Finanças, Lamberto Dini.
Mas o próprio Berlusconi já declarou que o único caminho viável seria uma eleição antecipada, dois anos antes do final do seu mandato, que vai até 2013.
A maioria das pesquisas sugere que Berlusconi provavelmente venceria uma eleição antecipada, mas possivelmente sem maioria no Senado, o que tornaria o governo inviável.
Fonte: Extra