Comunità Italiana

Por duas rodas

{mosimage}Região da Lombardia trouxe para o Brasil missão empresarial voltada para o setor de bicicletas que promoveu rodada de negócios e passeios ciclísticos

Entre os dias 15 e 19 de outubro, São Paulo recebeu missão empresarial que trouxe ao Brasil fabricantes italianos de bicicleta, com o objetivo de promover a alta tecnologia e o design diferenciado e buscar novas parcerias e oportunidades de negócio no mercado brasileiro.

A iniciativa foi organizada pela região da Lombardia, pela União Italiana de Câmaras do Comércio, Indústria, Artesanato e Agricultura (Unioncamere), pela Empresa Especial da Câmara de Comércio de Milão para as Atividades Internacionais (Promos) e pela Associazione Nazionale Ciclo Motociclo Accessori (Ancma).

A delegação italiana foi composta por 13 empresas e produtores artesanais de destaque no setor de bicicletas da região da Lombardia: Atala, Bianchi, Casati, Cicli Zanoni, Esposito Cicli, Gruppo, Laser, Malvestini Cerchi, MB Bike, Olmo, Pelizzoli, PMP e Speed Cross.

A empresa milanesa Esposito Cicli produz bicicletas artesanais e encomendadas sob medida, além de vender acessórios e roupas especiais para ciclistas. 

Já a Pelizzoli, empresa de Giovanni Pelizzol, ex-cliclista profissional que iniciou sua carreira na fabricação de bicicletas ajudando um artesão de Bergamo. As bicicletas de Pelizzoli foram usadas por diversos atletas italianos. Nas décadas de 1970 e 1980, foram as bicicletas oficiais da seleção polonesa de ciclismo. 

A empresa Cicli Zanoni, da cidade de Arluno, ao norte de Milão, foi criada em 1998, mas atua no ramo de fabricação de bicicletas desde 1928, quando começou a produzir peças artesanais.
Entre as empresas brasileiras participantes estavam Decathlon, Centauro, Pedalpower, Olimpus Global e Soulcycle-Proimport.

Todos fizeram visitas técnicas aos principais pontos de venda de bicicletas e acessórios da cidade de São Paulo e visitaram a Bike Expo Brasil, a maior feira brasileira do setor.

Passeio e negócios
Além de atividades voltadas ao meio empresarial, que incluíram palestras, workshops e rodadas de negócios na sede do Circolo Italiano de São Paulo, a iniciativa também contou com eventos abertos ao público, como o passeio ciclístico Pedalando bicicletas da Lombardia.

Organizado no dia 16 de outubro, o passeio, no qual os participantes pedalaram do Parque do Povo, no bairro do Itaim, ao Parque do Ibirapuera, teve o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e da Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit). O evento também fez parte do projeto Itália comes to you, promovido pela Enit com o objetivo de incentivar o turismo de brasileiros na Itália.  Após o passeio, foi realizado um workshop sobre roteiros turísticos italianos que podem ser feitos com bicicletas.

Também dentro da missão empresarial, foi organizada a exposição Made in Italy, que trouxe para o Brasil modelos de bicicletas e acessórios de fabricação italiana. A mostra ficou em cartaz no Conjunto Nacional até o dia 5 de de novembro, na avenida Paulista, junto com a exposição DNA Italiano.