O chefe de Governo italiano, Giuseppe Conte, anunciará um novo orçamento nas “próximas horas” com o objetivo de evitar a abertura por parte da Comissão Europeia de um procedimento por déficit excessivo.
“Meu objetivo é evitar na Itália um procedimento de infração que provoque dano ao nosso país e que também corre o risco de prejudicar a Europa. Estou finalizando a proposta que a União Europeia terá que levar em consideração. Será enviado nas próximas horas”, declarou ao jornal italiano Avvenire.
A proposta “não prejudica em nada os interesses dos italianos nem as reformas programadas. Tenho algumas estimativas sobre o impacto econômico da cota 100 (a reforma previdenciária com uma aposentadoria antecipada) e a renda dos cidadãos. Isto pode dar uma margem de manobra na negociação com a UE”, disse Conte.
Ele se negou a apresentar números ao destacar que “para que a negociações funcione é necessária a reserva”.
Na véspera, o chefe de Governo deu a entender que seu objetivo não era colocar o déficit abaixo de 2% do PIB.
A Comissão Europeia rejeito em 23 de outubro o projeto de orçamento italiano, que prevê um déficit de 2,4% do PIB, muito acima do esperado.
Bruselas abriu então o caminho para sanções contra Roma e considerou “justificada” a abertura de um “procedimento de déficit excessivo” por uma dívida muito elevada (131% do PIB).
(AFP)