MADRI – O premier italiano Romano Prodi falou, em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, que a Itália, "espera" que o Parlamento vote por uma nova lei eleitoral.
"O meu objetivo é a reforma da lei eleitoral acompanhada por mudanças institucionais indispensáveis", afirmou Prodi.
Entre as modificações institucionais listadas pelo primeiro-ministro está a substituição do atual sistema parlamentar bicameral para um monocameral, em que somente uma câmara precisa aprovar a legislação nacional.
A redução do número dos membros do Parlamento, a transformação do Senado em uma câmara representativa das regiões italianas ("como na Alemanha") e a concentração de mais poderes ao premier são outras mudanças necessárias apontadas por Prodi. "Todas essas reformas irão ajudar a Itália a conseguir mais estabilidade política", disse.
Ainda em entrevista ao jornal espanhol, o premier afirmou que é positiva a formação de um partido maior de centro-direita (o Partido da Liberdade, anunciado por Silvio Berlusconi), a exemplo do Partido dos Democratas (PD) da centro-esquerda.
"Se Berlusconi conseguirá constituir esse partido, eu não sei, porque nós do PD demoramos 15 anos para fazê-lo, com passos para frente e para trás, consultas, debates etc. Ele simplesmente anunciou que faria um novo partido, causando tensões e problemas entre seus aliados. Mas se essa idéia de concentrar forças na centro-direita persistir, acredito que será muito útil para a Itália", manifestou-se.
Fonte: Ansa Latina