{mosimage}Os dois restaurantes do chef que já organizou um jantar para Pavarotti oferecem 80 pratos feitos com ingredientes italianos originais
São Paulo – Aberto em 1998, o restaurante Empório Ravioli apresenta um cardápio de pratos clássicos da culinária italiana, com forte influência das receitas provenientes da região da Toscana. Localizado na Vila Olímpia, durante a semana atrai executivos em busca de uma pausa do trabalho ou de um local agradável para um almoço de negócios. Aos sábados e domingos, o local fica repleto de famílias que procuram um típico almoço italiano.
Chef e dono do restaurante, Roberto Ravioli atua há mais de 20 anos na área da gastronomia. Ainda criança, aprendeu com os avós italianos a saborear e preparar pratos típicos da culinária italiana.
— Quando jovem, optei pela arquitetura como minha primeira profissão, mas quando meu irmão me pediu que o ajudasse no projeto de sua primeira pizzaria, acabei me deixando envolver pelo atraente mundo das panelas, deixando a arquitetura em segundo plano. Inaugurei o Empório Ravioli em 1998 e, desde então, minha dedicação é integral à gastronomia — explica.
Além do Empório Ravioli, Roberto comanda o restaurante Ravioli Cucina Casalinga, inaugurado em 2006, cuja proposta é oferecer um ambiente mais sofisticado. Ainda este ano, irá abrir uma terceira casa, batizada de La Madonina, também na Vila Nova Conceição.
No cardápio das duas casas figuram aproximadamente 80 pratos, feitos com diversos ingredientes importados da Itália. É possível escolher entre o pão de linguiça calabresa, o pancotto (pão, azeite, alho, manjericão e tomates cozidos) e a porchetta romana (carne de porco recheada com presunto cru e ervas).
— Tudo o que aprendi devo à minha avó e à minha mãe, como assados, massas, molhos e temperos que fazem parte da culinária toscana. Minha inspiração vem dessa região, mas gosto de reinventar os pratos clássicos com meus toques pessoais, utilizando ingredientes e temperos bem brasileiros — declara o chef.
Risotos, assados e massas são as maiores paixões de Roberto. As massas são produzidas no próprio restaurante e, para fazer jus a seu sobrenome, ele dá destaque ao ravioli que ganhou recheios especiais: trufas e gema mole no raviolone d’oro; pato com creme de fígado ou bacalhau com azeitonas pretas e tomates.
A pedido de um amigo que conheceu na Toscana, Roberto certa vez realizou um jantar para o tenor Luciano Pavarotti. Da homenagem resultou o criativo prato gnocchi per Pavarotti, no qual uniu a massa da focaccia italiana ao sabor do feijão branco e do tomate. O prato fez sucesso e está no cardápio de seus restaurantes até hoje.
Gnocchi per Pavarotti
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes: 300 g de pão amanhecido (se possível, usar sobras de focaccia); 250 ml de leite integral ou creme de leite; 350 g de farinha de trigo; 100 g de queijo parmigiano reggiano ralado; 100 g de manteiga sem sal derretida; 1 gema; noz-moscada; uma pitada de sal. Ingredientes para o molho: 1/2 kg de feijão branco fresco; 4 folhas de louro (para cozinhar o feijão); 15 grãos de pimenta-do-reino (para cozinhar o feijão); 1 1/2 cebola grande cortada muito fina; 250 g de linguiça calabresa fresca, sem pele e picada; 100 g de manteiga sem sal; 8 folhas de sálvia; 3 latas de tomate pelatti (italiano); 200 ml de azeite de oliva extravirgem; 4 colheres (sopa) de salsinha picada; 150 g de queijo parmigiano reggiano ralado; sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo do gnocchi: Deixe o pão de molho no leite e adicione uma pitada de sal. depois de amolecido, passe-o por um moedor ou centrífuga. Junte ao pão e a farinha de trigo, o parmesão, a manteiga, a gema e nozmoscada. Amasse bem, ajuste o sal e faça os inhoques, não muito grandes.
Modo de preparo do molho: Cozinhe o feijão com louro, sal e os grãos de pimenta. Escorra-os e reserve. Refogue a cebola e a lingu_iça na manteiga e no azeite de oliva, coloque a sálvia, o feijão, junte o tomate e deixe tomar gosto. Corrija o sal, se necessário. Cozinhe os inhoques e junte-os ao molho, salpique a salsa e coloque parmesão.
Empório Ravioli: Rua Fidêncio Ramos, 18
tel: (11) 3846-2908. horário de funcionamento: segunda a quinta, das 12h às 15h e das 19h às 23h; sexta e sábados das 12h à meia-noite; domingos das 12h às 23h.
Ravioli Cucina Casalinga: Rua Joaquim Antunes, 197.
tel: (11) 3082-3383. segundas das 12h às 15h e das 19h às 23h; de terça a quinta das 12h às 15h e das 19h à meia-noite; sextas e sábados das 12h à 1h; domingos das 12h às 23h.