Comunità Italiana

Rebelião no Paraná

A rebelião na Penitenciária Industrial de Guarapuava, no Paraná, já dura mais de 40 horas e mantêm nove agentes penitenciários como reféns. Outros sete presos também estão sendo ameaçados pelos rebelados.

O motim, que começou ontem (14) pela manhã, tinha ainda outros quatro agentes nas mãos dos rebeldes, mas eles foram liberados ao longo da terça-feira. Segundo informações da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), nenhum dos detidos apresenta lesões graves.

Os presidiários se concentram no telhado da instituição, que desde a sua fundação, há 15 anos, nunca havia registrado problemas. Ainda de acordo com a Seju, 10 detentos que se envolveram em uma rebelião em outra cidade paranaense, Cascavel, em agosto, foram transferidos para Guarapuava.

Entre as reivindicações dos detentos estão melhorias no presídio, troca dos diretores do local e transferência de presidiários para Santa Catarina. As negociações foram retomadas nesta manhã e a polícia tenta encerrar o motim o mais rápido possível.

Essa é a 21ª rebelião em presídios do estado nos últimos 10 meses. (ANSA)