Parte do acervo do museu MAXXI de Roma com obras de artistas de vários países chega pela primeira vez ao Brasil
Até setembro, quem estiver no Rio de Janeiro poderá conferir a primeira mostra na América Latina proveniente do acervo do MAXXI de Roma, museu dedicado à arte contemporânea projetado pela arquiteta Zaha Hadid, falecida recentemente. O conjunto exposto no Museu de Arte Moderna, o MAM, reúne 30 obras de artistas de países diversos, como Itália, China, África do Sul e Uruguai, e apresenta ao visitante a diversidade da linguagem contemporânea, passeando pelo vídeo, fotografia, pintura, gravura e desenho. Inaugurada em 5 de julho, sem cerimônia de abertura, com a curadoria de Anna Mattirolo, que não pôde vir ao Brasil, a mostra estará aberta ao público durante os Jogos Olímpicos do Rio, a poucos metros do aeroporto Santos Dumont e do centro da cidade, que deve receber milhares de turistas no próximo mês. Em comunicado à imprensa, ela explica que “Arte em cena” configura a coleção do MAXXI “como um espaço cênico, quase teatral”.
São ao todo 19 artistas: Mario Airo, Carlo Aymonino, Matthew Barney, Maurizio Cattelan, Gino De Dominicis, Massimiliano e Gianluca De Serio, Gilbert & George, Danilo Guerri, Ilya Kabakov, William Kentridge, Armin Linke, Luigi Ontani, Yan Pei-Ming, Michelangelo Pistoletto, Aldo Rossi, Grazia Toderi e Francesco Vezzoli.
O patrocínio é da Enel, que juntou-se em 2015 à Fundação MAXXI, tornando-se o primeiro sócio fundador do museu inaugurado em 2010 em Roma.
— A Enel busca valorizar a cultura nos países em que atua e acreditamos que esse tipo de iniciativa aproxima a empresa das pessoas. Trazer mais uma mostra de obras de artistas italianos para o Brasil, para o Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), no Rio de Janeiro, reforça esse compromisso e nos traz uma grande satisfação — destacou Carlo Zorzoli, Country Manager da Enel no Brasil.
O evento também conta com o apoio da Embaixada da Itália no Brasil.
Serviço
Arte em Cena: Obras da Coleção MAXXI – Museu de Arte do Século XXI
Onde: MAM – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Rio de Janeiro
Quando: Até 11 de setembro
Horário: De terça a sexta das 12h às 18h . Sábado, domingo e feriado das 11h às 18h