Os policiais italianos recuperaram hoje um quadro de Giandomenico Tiepolo de 1765, avaliado em 1 milhão de euros, que havia sido roubado há vários meses da casa de um colecionador de arte de Roma.
Na mesma operação, os agentes do comando da província de Pordenone, nordeste do país, recuperaram outras 93 obras de arte, avaliadas em milhões de euros.
O quadro de Tiepolo (Veneza, 1727-1804), recuperado pelos policiais, foi adquirido por alguns milhares de euros em um mercado. Uma organização de tráfico de obras de arte utilizava o canal dos mercados para revender os quadros roubados de casas e mansões, sobretudo de Roma e arredores, sem se dar conta, em alguns casos, do verdadeiro valor das obras.
O Tiepolo recuperado é uma tela datada de 1765 intitulada "Cena Carnavalesca", que mede 89 por 110 centímetros. De todas as obras roubadas, 14 foram levadas provavelmente de casas de colecionadores, inclusive um ícone greco-ortodoxo de inestimável valor que, segundo especialistas, provém de Constantinopla.
Fonte: Ansa