Comunità Italiana

Redescobrindo a Toscana

Considerada uma das mais belas regiões da Itália, a Toscana inicia projeto para aumentar o número de turistas brasileiros

{mosimage}Sucesso de público, a novela Passione, da rede Globo, deixou muita gente com vontade de conhecer as paisagens que serviam de pano de fundo para a história do núcleo italiano do folhetim. Com imagens gravadas em lugares como Florença, Siena, Montechiaro e San Galgano, a produção despertou a curiosidade dos telespectadores e fez com que mais brasileiros arrumassem as malas rumo à Itália.

Segundo o Instituto de Estatística Nacional Italiano (Istat), a Toscana recebeu, só em 2010, mais de 131 mil turistas brasileiros, número que em relação a 2009 representa um aumento de 66,7%. Como os números levam a crer, o sucesso da novela contribuiu muito para um maior interesse por essa região do país.

Em reconhecimento à contribuição dada pela novela, a Toscana Promozione, agência do governo italiano responsável pela promoção do turismo e da economia da região, realizou uma homenagem ao elenco de Passione no dia 11 de abril passado, no Terraço Itália, em São Paulo. A novela foi exibida entre março de 2010 e fevereiro de 2011.

— Com a novela, aumentou a procura por destinos toscanos. As pessoas queriam se hospedar no mesmo hotel de um determinado personagem, saber se as cidades realmente existiam e houve até quem nos procurasse perguntando o que devia fazer para se casar na mesma igreja dos personagens Totó e Clara — declarou Fernanda Longobardo, diretora da Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit) no Brasil.  

O ator Marcelo Médici, que fez parte do elenco da novela, também percebeu um maior interesse dos telespectadores pela região.

— As pessoas passaram a se perguntar onde eram aqueles lugares, se eles realmente existiam, se eram mesmo tão bonitos e até se o céu era daquela cor — declarou.

Além de Marcelo, foram homenageados no evento os atores Emiliano Queiroz, Miguel Roncato e Germano Pereira. Os atores estiveram na Toscana entre novembro de 2009 e abril de 2010. Na trama, parte do elenco vivia uma família produtora de vinho e azeite. Por isso a história teve cenas que mostravam a colheita e prensagem de azeitonas, filmadas em propriedades italianas localizadas na região.

Além de homenagear a novela, o evento marcou o início de um projeto de longo prazo que tem o objetivo de divulgar a Toscana como destino turístico para brasileiros, como explicou o gerente executivo da Toscana Promozione, Giovanni Calì.

— A Toscana não é só Florença, queremos mostrar que as férias nessa região são uma experiência única. Florença já é um destino tão consagrado quanto Veneza e Roma, mas a Toscana pode oferecer muito mais aos turistas. Não se trata só de vender a região como destino turístico, mas de fazer um intercâmbio cultural, promovendo a arte, a música, o cinema e a gastronomia, não só da Itália para o Brasil, mas também do Brasil para a Itália — disse Calì.

— Essa região congrega o que a Itália tem de único: arte, design, paisagens e enogastronomia. A previsão do turismo na Itália é otimista, devido ao aumento de conexões aéreas, pacotes de viagem e divulgação de informações sobre o país na imprensa. Queremos aumentar ainda mais esse potencial com esse projeto de divulgação — acrescentou Fernanda.

Durante os próximos três anos, haverá no Brasil uma série de iniciativas de promoção da Toscana, que terão como alvo tanto os viajantes quanto agentes de turismo. Esses últimos deverão participar de programas de formação, que terão como objetivo mostrar as oportunidades de negócios que a região italiana oferece.

O presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Edoardo Pollastri, também compareceu ao evento e declarou-se otimista em relação à iniciativa.

— A nossa câmara de comércio sempre promoveu o relacionamento entre Brasil e Itália, um relacionamento que sempre foi bom, mas insuficiente. Há mais de dez anos o Enit abriu as portas para promover o turismo italiano no Brasil e agora esperamos que essa iniciativa renda ainda mais frutos.