Comunità Italiana

Resolução espionagem:19 adesões

A resolução que Brasil e Alemanha estão preparando para pedir o fim da espionagem descontrolada por parte dos Estados Unidos já recebeu a adesão de 19 nações.
Os governos brasileiro e alemão querem propor na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) medidas que protejam o direito à privacidade na internet.
Esse é o primeiro grande esforço internacional conjunto para limitar as invasões da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA nas comunicações de outros países. Segundo a revista Foreign Policy, entre os que apóiam a resolução estão desde aliados dos norte-americanos, como França e México, até alguns de seus rivais, como Cuba e Venezuela. A lista inclui também África do Sul, Argentina, Áustria, Bolívia, Equador, Guiana, Hungria, Índia, Indonésia, Liechtenstein, Noruega, Paraguai, Suécia, Suíça e Uruguai.
No rascunho já preparado até aqui, os países apontam a importância dos princípios do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, principalmente no que diz respeito à confidencialidade, que deve ser protegida até mesmo na web. (ANSA)