Giacconi recebeu o prêmio em 2002
O astrofísico italiano Riccardo Giacconi, vencedor do Prêmio Nobel de Física no ano de 2002, morreu aos 87 anos. Nascido em Gênova, Giacconi formou-se em Física na Universidade de Milão, mas morava nos Estados Unidos desde 1959 com o objetivo de seguir carreira em pesquisas no campo da astrofísica.
O italiano recebeu o Nobel de Física por conta de suas contribuições que levaram à descoberta dos raios-X cósmicos. O prêmio foi dividido com o norte-americano Raymond Davis Junior e o japonês Masatoshi Koshiba.
Giacconi, além de ser considerado o fundador da astronomia de raios-X, também contribuiu para o projeto de construção do Chandra, da NASA, o primeiro telescópio lançado ao Espaço capaz de observar o céu em raios-X.
O renomado astrofísico italiano Riccardo Giacconi, vencedor do Prêmio Nobel de Física em 2002, morreu no último domingo (9), aos 87 anos.
Durante sua carreira, Giacconi foi professor na Universidade John Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos. Entre 1993 e 1999, o italiano também foi diretor do Observatório Europeu do Sul.