A presidente Dilma Rousseff está preocupada com a proporção que os chamados “rolezinhos” podem tomar em todo o Brasil, segundo destacou a imprensa local nesta quarta-feira (15). A mandatária realizou ontem uma reunião com sua equipe para tratar do tema.
Desde o ano passado, jovens têm marcado encontros em shoppings centers de São Paulo através das redes sociais.
Os “rolezinhos” (termo que os participantes utilizam para o evento) atraem dezenas de adolescentes e, por isso, podem assumir caráter de protesto, motivo que preocupa o governo.
Além disso, Dilma teme que os encontros sejam aderidos por adeptos da tática “black bloc”, que participaram das manifestações de 2013 com o rosto coberto, geralmente vestidos de preto e com ataques à propriedade privada.
Os “rolezinhos”, que antes eram restritos à periferia de São Paulo, ganharam apoio de movimentos sociais de todo o país nos últimos dias, após alguns shoppings tentarem proibir, através de uma liminar, a realização dos encontros.
Agora, há “rolezinhos” marcados para o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco.
Os participantes do evento dizem que o objetivo é reunir “os amigos para zoar, paquerar e se divertir”. No entanto, a polícia e os lojistas afirmam que os “rolezinhos” tumultuam os centros comerciais, assustam o público e promovem roubos e furtos. (ANSA)