{mosimage}Casas italianas da capital paulista apostam em pratos leves e saudáveis para conquistar clientes na estação mais quente do ano
No verão, é natural que aumente a procura por pratos mais saudáveis. Para quem acha que não é possível conciliar a tradição da culinária italiana com ingredientes leves, chefs de diversos restaurantes de São Paulo provam o contrário. Pratos inspirados na estação, que apostam em uma gastronomia simples, saborosa e suave, invadem os melhores restaurantes da cidade.
No Andiamo, as novas opções para o verão estão no Menu della stazione. São três pratos para quem procura uma comida refrescante nos dias quentes: a insalata con Kani Kama, com alface crespa, rúcula, agrião, palmito, tomate caqui, mussarela de búfala e kani-kama desfiado; o cappelli d’angelo con kani-kama, massa tipo cabelo de anjo com kani-kama desfiado puxado no azeite e no alho; e o raviolini ripieni con formaggio brie, raviolini recheado com queijo brie, servido ao molho de manteiga, sálvia e salpicado de pinoli.
Para o diretor operacional do Andiamo, Tarcísio de Angelis, os pratos se destacam pelos ingredientes frescos.
— O kani-kama, que aparece tanto na salada quanto na massa, dá um toque de mar bem sutil que é característico da estação. Já o raviolini ripieni é uma massa inédita em 20 anos de Andiamo. A massa recheada com queijo brie tem um sabor bem característico, e preparado na manteiga e sálvia, salpicada com pinolis, o que deixa o prato bem leve, diferente e saboroso.
No Vicolo Nostro, o chef Cristiano Panizza criou dois pratos especiais para o verão: o robalo grigliato con risotto e velouté di gamberi (filé de robalo grelhado acompanhado de risoto ao pesto e palmito pupunha ao molho de velouté de camarões) e o spaghetti campo e mare (com camarões, vieiras, lulas e vôngoles ao alho e óleo, servido com legumes grelhados).
— Pratos com peixes e frutos do mar são frescos e de fácil digestão, e acompanhados de vegetais ficam ainda mais leve, uma excelente opção para o verão — revela.
Panizza também não se esqueceu da sobremesa para adoçar a estação — e os clientes: o parfait di cioccolato con frutti di bosco (gelado de chocolate amargo e ao leite com calda de frutas vermelhas) é a novidade do cardápio.
No restaurante Piselli e na pizzaria Maremonti do restaurateur Juscelino Pereira, as opções que atraem os clientes nos dias quentes são a tatare de centolla, com azeite extra virgem, suco de limão siciliano e ovas de arenque, sobre pequena salada de folhas (no Piselli) e o linguine vongole, massa italiana, vôngole frescos, perfume de alho e salsinha que pode ser apreciada no Maremonti.
Já o Roma Ristorante sugere dois pratos leves tanto para o almoço quanto para o jantar: o orecchiette à jardineira (massa caseira fresca com pimentão vermelho e brócolis ao alho e óleo) e o filé mignon à camponesa (acompanhado de bouquet de cenoura à juliene e aspargos frescos com bacon e cebolete).
Chef volta de viagem pela Itália inspirado e adiciona pratos mediterrâneos ao menu
No Mello & Mellão, o chef Hamilton Mellão Jr. indica a salada gravlax de salmão (com salmão, alface, rúcula, mostarda de Dijon, suco de limão siciliano, azeite extra virgem, pimenta e ovas de capelin pretas) para os dias mais quentes.
— É uma salada equilibrada, do ponto de vista nutricional, além de ser refrescante e muito saborosa. Vale por uma refeição completa — comenta.
O chef Fabio “Ciccio” Aiello, do Pepe Nero, dá a dica de entrada, prato principal e sobremesa para o verão: carpaccio di zucchine (fatias de abobrinha gratinadas com parmesão e camarão com alho e salsa), camarão Don Corleone (camarão flambeado com marsala com molho de laranja e baunilha) e panna cotta (creme de leite cozido, com toping de frutas de bosque ou caramelo ou chocolate), sobremesa que anda conquistando os corações brasileiros e já é uma das favoritas nas casas italianas de São Paulo. Para Ciccio, “esses pratos representam bem a Itália, e são os mais indicados para a temperatura brasileira”.
Já o chef Diogo Silveira, do Pomodori, buscou inspiração para o novo cardápio do restaurante durante uma viagem ao Belpaese.
— Os novos pratos foram totalmente inspirados no Mediterrâneo após uma viagem de 40 dias que fiz pela Itália. Escolhi pratos com ingredientes primaveris do mar e da terra, a principal característica da culinária siciliana, que é outra forte influência. Do couvert à sobremesa, as novas receitas abusam das ervas frescas e trazem leveza e frescor ao menu — informa o chef.
O novo couvert inclui pães fabricados na casa, um legume grelhado, que varia a cada dia, banhado por uma salsa de ervas mediterrâneas, que leva tomilho, manjericão verde, roxo e outras ervas, além de embutidos artesanais, curados pelo chef em São Bento do Sapucaí, cidade onde fica a horta do restaurante. Ali são cultivados alecrim, tomilho, tomate-cereja, alface, espinafre e salsão orgânicos.
Entre as entradas, as novidades são o carpaccio de Haddock defumado com salada de funcho ao molho de laranja, que combina o peixe defumado, cortado em fatias finas, com gomos da fruta e salsa mediterrânea, e a burrata cremosa de búfala servida com tomate confit e salada de folhas especiais, que tem como principal ingrediente o queijo cremoso. O trofie com pesto, receita típica da região de Piemonte, leva na versão de Diogo pignoli na massa servida com pesto à base de pistache de Bronte, moído no pilão com manjericão e azeite extra virgem, e acompanhado por ricota fresca de búfala.
Ao final da refeição, para acompanhar o café ou o chá, são oferecidos sem custo adicional petit-fours fabricados no restaurante. Ao lado das já tradicionais trufas de pistache, Diogo Silveira sugere os biscotti de frutas secas com amêndoas, típicos da Emília-Romanha, ou os de polenta com laranja, tradicionais do Piemonte, que se alternam a cada dia da semana.
Para a nutricionista Lena Camargo, associar somente as refeições pesadas à gastronomia italiana é um equívoco.
— Muitas pessoas associam a comida italiana a massas e molhos pesados, mas esquecem que a Itália é um país que valoriza a comida mediterrânea, especialmente os peixes. No verão essa alimentação é ideal. Além disso, também é possível comer massas com molhos mais suaves, e assim ficar em forma e ainda aproveitar uma refeição mais leve para essa época.
Lena acrescenta que as combinações são baseadas no conhecimento dos chefs, que unem o gosto do brasileiro à tradição do país europeu.
— A culinária italiana é um mundo a ser explorado. Se tiver um toque de brasilidade então, fica sensacional. Já que aproveitamos tão bem o ano inteiro, os chefs nos ajudam a apreciar essa saborosa comida também no verão — finaliza.
Serviço
Andiamo: Shopping Ibirapuera – Piso Jurupis (Av. Ibirapuera, 3103, Moema) e mais sete endereços
Tel. (11) 5533-5649 e 5561-3682
Maremonti: Rua Padre João Manuel, 1160
Jardim Paulista – Tel.: (11) 3085-1160
Mello & Mellão: Rua Pais de Araújo, 184
Itaim Bibi – Tel.: (11) 30780812
Pepe Nero: Av. Jandira, 185
Moema – Tel.: (11) 5051-1508.
Piselli: R. Padre João Manuel, 1253
Jardim Paulista – Tel.: (11) 3081-6043
Pomodori: Rua Dr Renato Paes Barros, 534
Itaim Bibi – Tel.: (11) 3168-3123
Roma Ristorante: Rua Maranhão, 512
Higienópolis – Tel.: (11) 3660-0800
Vicolo Nostro: Rua Jataituba, 29
Brooklin – Tel.: (11) 5561-5287