Comunità Italiana

Safra de lançamentos

Mesmo na crise e com as vendas de veículos em queda, Brasil continuará recebendo investimento em tecnologia da FCA

Apesar da turbulência econômica registrada em 2015, a essencialmente italiana Fiat Chrysler Automobiles (FCA) manteve o ciclo de alto investimento no Brasil. A injeção iniciada em 2013 prevê R$ 15 bilhões até o fim deste ano. A modernização de plantas e os lançamentos de modelos ultramodernos estão nos planos do grupo. O cenário de investimento está de acordo com a expectativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que prevê um aumento na produção de 0,5%.
— A estabilidade no contexto macroeconômico, o maior número de dias úteis e a expectativa de lançamentos levam a crer em um aumento da produção neste ano, mesmo com alguma retração do licenciamento — disse o presidente da Anfavea, Luiz MoanYabiku Junior.
Apesar da queda nas vendas em todo o país ter impactado as montadoras, 2015 foi um ano de diversos acontecimentos para a FCA no Brasil, que vão influenciar o balanço de 2016. Em abril, foi inaugurada a mais moderna fábrica da companhia no mundo, o Polo Automotivo Jeep de Pernambuco, localizado na cidade pernambucana de Goiana. A planta representa o “estado-da-arte” em termos de produção automotiva e de gestão, incorporando desde a concepção práticas voltadas para eficiência e desempenho.
Além disso, a fábrica Fiat em Betim (MG), considerada a maior da empresa no mundo, receberá mudanças para entregar lançamentos de alta tecnologia.
— Os 40 anos de operação da planta, completados neste ano, coincidem com a conclusão de um amplo processo de modernização — afirmou à Comunità Marco Antônio Lage, diretor de comunicação corporativa e sustentabilidade da FCA para a América Latina.

Aumento do número de robôs, nova cabine de pintura e investimentos em pesquisas a caminho
Novos robôs foram inseridos na linha de produção. Eram 238 robôs em 2013, quantidade que saltou para 619 em 2015, devendo chegar a 974 este ano. Com o objetivo de melhorar a logística interna da planta, ainda foram instalados transportadores aéreos de peças e componentes entre os galpões, facilitando a integração das áreas.
No geral, a fábrica de Betim terá uma das maiores e a mais moderna cabine de pintura do mundo, com capacidade para processar 180 carrocerias por hora ou 950 mil por ano. A cabine terá 500 metros de comprimento e é uma das maiores obras de construção civil em curso em Minas Gerais — com capacidade para produzir até 800 mil veículos por ano.
A FCA também está investindo para aumentar a produção de inteligência automotiva no Brasil. No último mês de dezembro, foi inaugurado o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva, instalado em Pernambuco. O local terá quatro unidades (Centro de Software, Projetos, Centro de Testes Veiculares e Campo de Provas), gerando aproximadamente 500 empregos nos próximos anos. A operação terá conexão com unidades similares nos Estados Unidos, na Itália e em Betim (MG), criando novos sistemas e soluções para os automóveis produzidos pelo Grupo em todo o mundo.
Em 2015, o Grupo FCA, presente no Brasil com os nomes Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, licenciou 483.216 veículos, o que representou um marketshare de 19,5%. Contribuíram para o resultado o 14º ano de liderança da Fiat no mercado nacional e o relançamento da Jeep no país, com a chegada do Renegade. A picape Fiat Strada liderou o segmento de comerciais leves, com 98.633 unidades comercializadas.
Para 2016, o grupo traz novidades, entre elas o Fiat Toro, que será lançado em breve. Com aproximadamente 4,9 metros de comprimento, ele tem capacidade para levar uma tonelada de carga com até cinco pessoas a bordo e o conforto de um automóvel de luxo. Alguns moradores da cidade mineira de Betim já puderam ver o modelo que deve ser lançado no segundo semestre, o Mobi (projeto X1H). Espera-se que a plataforma seja a mesma do Palio e do Uno. O motor será o 1.0 EVO de 75 cv e 9,9 mkgf de torque.