Comunità Italiana

San Marino: novo patrimônio da humanidade

A lista de sítios culturais e belezas naturais do Patrimônio Mundial da Humanidade aumentou. Durante seu 32º encontro, a Unesco incluiu 19 novos endereços históricos e oito maravilhas da natureza ao rol que agora soma 878 sítios, sendo 679 culturais, 174 naturais e 25 mistos, espalhados por 145 países. Quatro nações estréiam na lista: Papua Nova Guiné, San Marino, Arábia Saudita e Vanuatu.

 

Os novos sítios culturais são o templo Preah Vihear, no Camboja; Fujian Tulou, na China; planície de Stari Grad, na Croácia; centro histórico de Camagüey, em Cuba; fortificações de Vauban, na França; casas modernistas de Berlim, na Alemanha; conjuntos monásticos armênios, no Irã; sítios sagrados de Baha'i em Haifa e Galiléia, em Israel; Mantua e Sabbioneta, na Itália; bosques de Mijikenda, no Quênia; Melaka e George Town, cidades históricas do Estreito de Málaca, na Malásia; cidade de San Miguel e o santuário de Jesus de Nazaré de Atotonilco, no México; paisagem cultural de Le Morne, nas Ilhas Maurício; sítio agrícola de Kuk, em Papua Nova Guiné; centro histórico de San Marino e Monte Titano, em San Marino; sítio arqueológico Al-Hijr, na Arábia Saudita; igrejas de madeira, na Eslováquia; paisagem cultural de Albula e Bernina, na Suíça e Itália; domínios do chefe Roi Mata, em Vanuatu.

 

As belezas naturais são as colinas fósseis de Joggins, no Canadá, o Monte Sanqingshan, na China; lagoas da Nova Caledônia, na França; Surtsey, na Islândia; estepes e lagos de Saryarka, no Cazaquistão; Reserva da Mariposa, no México; sítio tectônico de Sardona, na Suíça; e arquipélago Socotra, no Iêmen.

 

A ampliação de sítios já inscritos na lista são centros históricos de Berati e Gjirokastra, na Albânia; caverna de Altamira, na Espanha; trens da Montanha da Índia, na Índia; muro Antonino, no Reino Unido.

 

 

Fonte: O Globo Online