Comunità Italiana

São Paulo assina memorando com Úmbria para novas parcerias

Il centro di Perugia semideserto sotto il forte sole, 16 giugno 2013. Nel primo vero fine settimana di caldo, sono aumentati del 20 per cento rispetto a sette giorni fa i ricoveri all'ospedale di Perugia per patologie respiratorie e cardio-circolatorie. Riguardano soprattutto anziani. ANSA/CLAUDIO SEBASTIANI

 

O memorando foi assinado no Palácio dos Bandeirantes

Representantes da região da Úmbria, no centro da Itália, assinaram nesta segunda-feira (29) um memorando de entendimento com o governo do estado de São Paulo para aumentar a cooperação e o intercâmbio nas áreas econômica, sanitária, científica e cultural.

A delegação umbra desembarcou em solo paulista no último domingo (28) e ainda passará por Campinas e Piracicaba. A assinatura do memorando, que terá validade inicial de cinco anos, ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, zona sul de São Paulo.

A comitiva da Úmbria foi recebida pelo vice-governador Márcio França e pelos parlamentares Fausto Longo e Fabio Porta, que representam a América do Sul no Senado e na Câmara dos Deputados da Itália, respectivamente.

O memorando prevê a instalação, em Campinas, de um polo de saúde voltado à oncologia, em cooperação com o sistema sanitário da Úmbria, com destaque para o Hospital de Perúgia. “A proposta de uma colaboração na área da saúde com a Itália é algo que a comunidade italiana presente no Brasil anseia há muito tempo, tanto na capital de São Paulo como no interior”, afirmou Longo.

O documento ainda prevê ações para ampliar o intercâmbio comercial e tecnológico, projetos de valorização do patrimônio cultural e a organização de fóruns, mostras, seminários e outros eventos envolvendo os dois estados.

A Úmbria fica na Itália Central e tem cerca de 890 mil habitantes. Sua capital e cidade mais conhecida é Perúgia. (ANSA)