Comunità Italiana

saporid’italia

A Casa das Meninas

Em estilo familiar e atmosfera aconchegante, bistrô situado em Niterói (RJ) é comandado por duas irmãs originárias de Parma

Rio de Janeiro – Nascida em Parma, Elizabeth chegou ao Brasil ainda bebê. Quando acordava com o cheiro de focaccia pela casa, que o pai Giovanni Fragni preparava, ela não imaginava que mais tarde abriria um restaurante. A irmã Giulia, três anos mais velha, se formou em gastronomia, e Eliza aprendeu na prática ao lado da sorella. Ela tinha apenas 17 anos quando começou a cozinhar de forma profissional.
— Começamos fazendo canapés e doces para amigos, que depois nos indicavam. Hoje, atendemos pessoas e empresas no Rio. Um dos nossos diferenciais é que aceitamos encomendas para pequenos grupos, a partir de quatro pessoas — conta Eliza, que, hoje, aos 28 anos, tenta conciliar o trabalho com os estudos do curso de Administração pela UFRJ.
Determinadas, elas juntaram as economias e abriram a Casa Fragni em 2011, sem deixar de lado os serviços de buffet. Misto de delicatessen, bistrô e restaurante, situado na pacata Pendotiba, em Niterói (RJ), o estabelecimento fica a 30 km dos cartões-postais do Rio, o que o torna quase um privilégio dos moradores da região, onde as irmãs cresceram. A maioria dos clientes chega depois do trabalho para um happy hour ou para jantar.
Quando Comunità visitou a Casa, os pratos do dia eram talharim com camarão, abobrinha e molho de café; arroz de cordeiro com grão de bico; e risoto de grana padano com cubos di filé mignon ao molho de vinho tinto.
— Temos nosso cardápio, mas podemos criar pratos de acordo com o cliente. Um de nossos clientes não pode comer nenhum tipo de gordura vegetal nem animal. Preparamos para ele bifum (massa oriental de arroz) com legumes e molho à base de leite de coco e especiarias — explica Eliza.
A massa Del Mare, uma das mais pedidas, leva molho de natas e seleção de frutos do mar. Um dos risotos é o La bella Parma, em homenagem à terra de origem da família, com presunto de Parma e azeite trufado italiano. Entre as comidas rápidas, há diversos tipos de panini, como o Salmone, com tiras de salmão no pão de hambúrguer e cream cheese. As bruschettas levam cogumelos, presunto de Parma, mussarela de búfala, ou salmão marinado e creme de limão siciliano. Os doces variam, e podem ser um cheesecake de amarena ou uma torta de pistache com mirtillo. Sem falar nos mini churros de Nutella, guloseimas fixas no cardápio.
Dos 300 rótulos de vinhos, 50 são italianos, e ajudam a compor os jantares harmonizados organizados pelas chefs. Também há 70 rótulos de cervejas especiais.
— Só usamos azeite extra virgem e manteiga. E só presunto de Parma. Aliás, meu pai, que é de Parma, ajuda a policiar para que seja sempre assim, então, nada de pata negra — brinca Eliza, que, ao lado da irmã Giulia, conta com ajuda de duas cozinheiras.
É fácil entender por que a Casa Fragni é conhecida como “a Casa das Meninas”. O segundo andar é decorado com toques bem femininos, entre fotos de família, uma colorida coleção de tampas de garrafas, livros e até um espaço para crianças. A impressão é a de visitar uma amiga de infância.
— É essa mesmo a nossa intenção — confirma Eliza, cuja mãe brasileira faleceu quando ela era adolescente. Ela não esconde o carinho que sente pelo seu papà que, ainda hoje, com mais de 80 anos, faz questão de acompanhar as filhas em eventos.  

Massa ao pomodoro e lagostim   

Ingredientes: 400 g de massa; 4 colheres de sopa de azeite extra virgem; 1 dente de alho; 400 g de pomodori pelati; Manjericão fresco a gosto; 1 kg de lagostim; 1 cebola pequena; 1 cenoura pequena; 1,5 litro de água; Sal a gosto; Pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:
Massa: Cozinhe a massa, sempre adicionando uma colher de sopa de sal à água.
Molho: Numa panela em fogo alto, coloque as cascas e cabeça do lagostim para ferver com a cenoura, cebola cortada e a água por 10 minutos. Peneire e reserve o caldo. Tempere a carne do lagostim com sal e pimenta do reino a gosto. Em uma frigideira grande, esquente metade do azeite em fogo alto e adicione os lagostins, deixando dourar um minuto de cada lado. Reserve o lagostim. Volte com a mesma frigideira ao fogo com o restante do azeite e o alho. Quando dourado, adicione o pelati e três conchas do caldo feito anteriormente. Esmague bem os tomates e deixe ferver por dois minutos; em seguida, junte o lagostim e ferva por mais um minuto. Desligue o fogo. Adicione manjericão, pimenta do reino e ajustar o sal. Adicione a massa e finalize com um fio de azeite extravirgem. Decore o prato com alguns lagostins e folhas de manjericão.

Serviço
Casa Fragni
Estrada Caetano Monteiro, 164 – Pendotiba – Niterói – RJ
Tel. (21) 2616-5425
De terça a sexta, das 17h às 23:45h.
Sábados das 9h à meia-noite;
domingos das 9h às 17h.