Comunità Italiana

Saudosa parceria

{mosimage}O arquiteto de Vicenza, Federico Motterle, fala das lembranças de uma amizade que durou mais de três décadas, período em que fizeram vários projetos destinados a cidades italianas

O arquiteto Federico Motterle, hoje com 76 anos, foi o grande colaborador italiano de Oscar Niemeyer. Em um arco de 30 anos, atravessou o oceano mais de 40 vezes para encontrar o brasileiro, com quem projetou a sede da Burgo Group, em San Mauro Torinese, construída entre 1978 e 1981. Juntos,  entre os anos 70 e 80, “sonharam” um teatro cívico para Vicenza e um grande auditório para Padova, que funcionaria também como centro de convenções. Os dois se conheceram através do arquiteto brasileiro Glauco Campello, que colaborou com a construção de Brasília e representava Niemeyer junto à Mondadori na época da construção da sede de um dos maiores grupos editoriais do país. Em entrevista à Comunità, Motterle lembra que, à época da inauguração da sede da Mondadori, nos anos 1970, o autor das famosas cúpulas do Congresso Nacional era muito criticado na Itália, mas que, agora, é “muitíssimo” apreciado.

ComunitàItaliana – Como foi projetar o grande auditório para a cidade de Padova?
Federico Motterle – Na verdade, era um grande teatro. Niemeyer queria saber como viviam os padovanos. Então eu lhe expliquei que eles gostavam de caminhar ali, uma área grande. Então, ele pensou em fazer uma grande escadaria para que fosse aproveitada a parte de cima do teatro.

CI – Quando esteve com Niemeyer da última vez?
FM – Foi há três anos, quando estive com minha esposa em seu escritório, no Rio. Estive no Brasil umas 40 vezes para encontrá-lo e fazermos os projetos juntos. Quando soube que ele estava muito doente, fiquei muito triste. E quando ouvi a notícia da morte, provei uma grandíssima dor.

CI – Que lembrança tem do amigo e colega Niemeyer?
FM – Tocava-me o seu modo de projetar e a sua grande capacidade de síntese. Ele primeiro colocava os problemas, e depois chegava a uma síntese. E tinha uma humanidade incrível, que me tocava muito. Ao sairmos do seu escritório, quando íamos jantar, se encontrássemos um menino de rua, ele primeiro lhe dava algo para comer, e só depois, então, íamos fazer a nossa refeição.

CI – Como a obra de Niemeyer era vista na Itália?
FM – Há 30 anos, na época em que projetou a sede da Mondadori, era muito criticado por causa do seu modo particular de fazer arquitetura. Agora todos o apreciam muitíssimo. Ele superou a etiqueta da arquitetura racionalista e orgânica, aspectos que juntava, mas foi além disso.

CI – Quais monumentos da Itália ele mais apreciava?
FM – Ele gostava muito do Palazzo Ducale, de Veneza (obra-prima do gótico veneziano) do modo como é feito, por ser cheio em cima e vazio na parte de baixo.  

Assinado por Oscar Niemeyer e Federico Motterle, o projeto de um grande teatro que funcionaria como centro de convenções para a cidade de Padova, situada no Vêneto, data de 1988. A sobriedade das formas e a volumetria reduzida foram pensadas para respeitar a monumental praça do Prato della Valle, da qual seria limítrofe. A sala do auditório proporcionava um visual que se abria, de modo que o parque externo servisse de cenografia natural. O croqui foi apresentado ao Comune (prefeitura) de Padova, mas o curador da mostra Oscar Niemeyer: architetture italiane, Luca Biancoviso, não encontrou mais nenhum rastro do material junto aos arquivos oficiais da cidade, de onde parece ter desaparecido. As tabuletas originais, porém, foram inesperadamente encontradas no vasto arquivo pessoal de Motterle, o que tornou possível conhecermos hoje a ideia original. “Fica o nosso grande remorso de não ter sabido ou podido dar continuidade à hipótese de Niemeyer para a realização do centro de convenções-auditório no Prato della Valle. Um projeto que teria sabido conjugar a sua audaciosa concepção arquitetônica com aquela que é com certeza uma das mais bonitas praças do mundo”, declarou à Comunità o secretário de cultura da cidade de Padova, Andrea Colasio, que classificou o arquiteto brasileiro como uma das figuras mais importantes que marcaram profundamente a história da arquitetura internacional