A 2ª Conferência sobre a Imigração se realizará em Milão nos dias 25 e 26 de setembro. Organizada pelo Ministério do Interior italiano em colaboração com a Anci (Associação Nacional das Cidades Italianas), tratará da "Imigração na Itália, entre identidade e pluralismo cultural".
Os trabalhos, divulga o Departamento para a Imigração e as Liberdades civis do Ministério do Interior italiano, acontecerão na sede da Universidade Católica do Sagrado Coração e se focarão nos aspectos que se entrelaçam e interagem continuamente e que incluem desde os fenômenos da imigração à economia global, passando pelos conceitos da identidade e da coesão social.
A conferência também oferecerá uma ampla panorâmica sobre o trabalho, o desenvolvimento territorial, a segurança e a gestão do território, com uma atenção particular inclusive aos locais da integração, à cooperação com os países de origem e à colaboração interinstitucional, com apresentações dos responsáveis pelas instituições, do presidente de Anci, Sergio Chiamparino; do presidente do instituto de pesquisas Censis, Giuseppe De Rita; do fundador da Comunidade de Santo Egídio, Andrea Riccardi e do professor Zygmunt Bauman.
O fechamento dos dois dias de debates sobre a imigração, com a participação prevista dos ministros do Interior de Espanha, Tunísia e Marrocos e do ministro da Imigração e dos Refugiados da Suécia (que será presidente de turno da União Europeia), se fará em uma mesa redonda introduzida por Giuliano Amato, quando se discutirá o tema "Mediterrâneo entre norte e sul". O discurso do ministro italiano do Interior, Roberto Maroni, encerrará a conferência.
Fonte: Ansa