A Semana da Moda de Milão terminou na última segunda-feira (14) apresentando diversas tendências masculinas, e também femininas, como cores berrantes, animal print e longos anoraques
Rubro-negro
Vermelho e preto vão predominar no próximo inverno. O homem da MSGM combina calça de couro vermelha, com faixa preta nas laterais, ou parca combinando as duas cores.
Na Versace, a letra V se multiplica ao infinito em suéteres de duas cores. Na Prada, a mulher usa sapatos derby (similares ao Oxford) vermelhos com sofisticados casacos pretos, e o homem veste colete granada por cima de uma jaqueta preta.
Na Dsquared2, as duas cores se misturam como manchas e na Armani, o homem se protege do frio com um cachecol granada usado sobre um sóbrio conjunto preto.
‘Animal print’
O mundo animal inspira a moda nesta temporada. O homem Versace veste um casaco longo, com estampa de onça e cabelos tingidos combinando. Marni prefere um guepardo alaranjado, que também aparece em um chapéu.
A estampa de pele de serpente aparece nas camisas de Marni e nas calças de M1992. A Dsquared2, por sua vez, mostra peças com estampas de escamas multicoloridas de peixe.
A Emporio Armani sugeriu um efeito píton nas calças e blazers e zebra nas jaquetas.
Anoraques longos
Para se aquecer do frio, o homem veste anoraques muito longos, que chegam abaixo dos joelhos.
A Fendi as apresenta nas cores preta, com detalhe em azul, e também estampas que lembram croquis.
Na Ermenegildo Zegna, as cores seguem sóbrias, como o cinza ou azul-escuro, mas Philipp Plein brinca com as cores berrantes, que combina nas partes interna e externa das peças.
Cores berrantes
Outra grande tendência do outono-inverno 2019-2020 é a cor, que se apresenta em misturas originais.
O homem MSGM, cujos colarinhos de malha são amarelo fluorescente, veste casacos impermeáveis laranja com calças fúcsia, ou vice-versa. O laranja também aparece em John Richmond, que o utiliza em calças e casacos.
A Versace, por sua vez, propõe um terno de listras amarelas e pretas, combinado com casaco rosa pink.
Inspiração sadomasô
Algumas das novas tendências fazem referência ao sadomasoquismo.
Em John Richmond, o cinto se inspira nas armaduras sadomasoquistas, e esta estampa aparece em camisetas vermelhas da Versace. O homem N°21 usa ao redor do colarinho uma grossa corrente com anel prateado no centro.
Detalhes peludos
A Prada trouxe um toque de doçura aos desfiles, com detalhes peludos em gorros, com cores granada, malva ou turquesa. Também apresentou essa textura em chapéus e nas ombreiras de camisetas, de inspiração militar.
A Emporio Armani coloca peles nos ombros, mas também nos bolsos. Os casacos são de pelos longos, assim como os sapatos.
A Fendi também apresenta peles, em calças pretas ou cáqui, uma das cores preferidas da marca romana.
Vinil
Nesta temporada, os estilistas também usaram o vinil. O homem da coleção N°21 o usa em camisas de cor bege, preta nas calças e em sofisticados casacos impermeáveis.
Nas propostas masculinas, o vinil se torna totalmente transparente em casacos para chuva, assim como na Versace, na qual os modelos usam calça transparente que deixa aparecer uma sunga em vermelho ou preto.
Dolce & Gabbana e Versace, protagonistas da Semana da Moda de Milão
A dupla siciliana Dolce & Gabbana, muito aguardada depois do escândalo provocado por vídeos considerados racistas na China, e Versace, que acaba de passar para o controle de Michael Kors, foram as duas estrelas do segundo dia da Semana de Moda de Milão.
Dolce & Gabbana apresentou neste sábado (12), em Milão, um desfile sob a marca da elegância italiana, mas sem abrir mão de seu DNA, de brilhos, laminados e estampas barrocas.
Ao som de gazz, com grandes cortinas vermelhas e luminárias de cristal, Domenico Dolce e Stefano Gabbana escolheram um ambiente de cabaré dos anos 1930 para apresentar sua nova coleção masculina outono-inverno 2019-2020.
O convite marcou o tom do desfile, onde se lia a palavra “Eleganza” (elegância em italiano).
Para lembrar a importante tradição do artesanato da península, foi reconstruído no fundo um ateliê de costura, no qual havia costureiros tomando medidas, cortando e costurando, enquanto os modelos desfilavam na passarela.
Afastando-se da tradição, a dupla de estilistas evitou astros ou filhos de celebridades para apresentar sua coleção.
No guarda-roupas “chique e sóbrio” da D&G no próximo inverno, veremos casacos ajustados e ‘smokings’ pretos, conjunto branco com gravata borboleta, calãs de pregas com estampa príncipe de gales.
Mas a casa não abriu mão de seu DNA, com jaquetas ou casacos quimono, conjuntos de veludo (em roxo, marrom e laranja) e suéteres ou casacos com brilhos.
O homem D&G viste ternos laminados, em dourado e preto, ou em azul profundo e prata, acompanhados de sapatos de veludo ou pedras brilhantes, e tecidos com estampas barrocas, religiosas ou de rosas.
Boicote chinês
“Gostaríamos de lançar uma mensagem às novas gerações sobre o valor da elegância. Quando se diz esta palavra, pensa-se em algo velho e, na verdade, é atemporal”, declarou Stefano Gabbana à imprensa italiana.
“Esta coleção é o oposto das últimas temporadas, viramos a página”, acrescentou, sem comentar o ocorrido na China.
A empresa passou por um período turbulento depois de uma polêmica suscitada no país por um vídeo e comentários considerados racistas, divulgados pela D&G, e sobretudo Stefano Gabbana, em novembro.
Os principais sites chineses de comércio on-line decidiram boicotar a marca, um duro golpe para a casa italiana, que tem na China um terço de seu faturamento.
Diante do escândalo, Stefano Gabbana e Domenico Dolce fizeram circular na rede social chinesa Weibo um vídeo em que pedem desculpas e declaram seu amor ao país asiático.
Os sites na Internet Taobao e JD.com, muito populares, continuavam sem vender neste sábado os produtos da dupla siciliana.
No desfile em Milão foi possível ver, ao contrário, alguns chineses na plateia.
Cores berrantes na Versace
O outro grande momento deste segundo dia da Semana da Moda ‘masculina’ de Milão foi o desfile multicolorido e excêntrico da casa Versace que, seguindo uma tendência já implantada, optou por um evento “co-ed” (misto).
Em seu primeiro desfile na Itália desde setembro, quando ficou sob o controle do americano Michael Kors, a companhia recorreu às famosas modelos Kaia Gerber, Bella Hadid e Emily Ratajkowski.
A mulher Versace é deliberadamente sexy, sai de camisola de renda e saltos altos.
O homem, por sua vez, não tem medo de usar longos casacos com estampa de leopardo e o cabelo tingido de acordo. Ostenta cores berrantes, casacos cor-de-rosa, ternos de listras amarelas e pretas ou estampas inverossímeis.
Pela manhã, a marca 1992 desfilou nos salões do hotel cinco estrelas Principe di Savoia, lugar onde foram celebrados os primeiros desfiles de moda em Milão.
O DJ e estilista Dorian Stefano Tarantini, que veste, entre outros, Rihanna, criou uma coleção inspirada em Londres, com uma jaqueta com a bandeira do Reino Unido e vestidos com forte inspiração “Swinging London”.
(AFP)