O Senado da Itália aprovou nesta última terça-feira (26), de maneira definitiva, o projeto de lei que criará três comissões nacionais para organizar as celebrações dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci e Raffaello Sanzio, e dos 700 anos da morte de Dante Alighieri.
A medida foi aprovada por 149 votos favoráveis e 34 abstenções no plenário. Como não foram feitas modificações no texto enviado pela Câmara dos Deputados, ele segue para sanção. O projeto foi criado para evitar que as celebrações de três dos maiores gênios da história da Itália fossem fragmentadas e sem uma coordenação conjunta.
“Será fundamental, do ponto de vista logístico, assegurar a interação e a colaboração entre o Estado e os entes locais, seja para a elaboração dos programas gerais da celebração, seja para a promoção das atividades realizadas – de maneira que poderemos oferecer às iniciativas as corretas sinergias com os territórios historicamente e culturalmente ligados à vida e à obra de Raffaello, Leonardo e Dante”, disse a senadora do PD, Josefa Idem.
Agora, serão criados três comitês para gerir os eventos de cada uma das celebrações: Da Vinci, em 2019, Raffaello, em 2020 e Dante, em 2021. (ANSA)