A 'Serenissima' será consertada e em 7 de setembro guiará a Regata Histórica de Veneza. As associações de remo venezianas se mobilizaram e o tradicional barco de 18 remadores será restaurado em um estaleiro de Burano de propriedade de Agostino Amadi, que se ofereceu para consertá-la gratuitamente.
Um gesto muito apreciado pelo assessor do Turismo, Augusto Salvadori: "É um sinal de amor pela cidade". Depois do 'Bucintoro', a embarcação dourada do Doge destruída pela armada de Napoleão, Veneza corria o risco de perder também a "Serenissima", gravemente danificada pela ação do tempo.
Graças aos estaleiros de Amadi, que prometeu recuperá-la em tempo, no domingo, dia 7 de setembro, a "Serenissima" abrirá a Regata Histórica com na proa o Gonfalone di San Marco.
O velho barco foi transferido no último dia 26 para o estaleiro de Burano para ficar aos cuidados de especialistas.
"Um motivo de orgulho do tamanho da venezianidade", comentou satisfeito o assessor, "fruto da colaboração entre instituições e privados. Em vez de se limitar a torcer o nariz e a criticar, foi dada uma contribuição para o bem da cidade".
Salvadori aproveitou a ocasião para fazer um apelo aos venezianos: "Faço um apelo pela união de todos os cidadãos, não só para a Regata Histórica, mas também – se desejamos salvar a cidade, para sanar todos os outros nossos problemas, do despovoamento à perda de muitas atividades laborais. Veneza não pode viver só do turismo".
Fonte: Ansa