Comunità Italiana

Série de Elena Ferrante estreará no Festival de Veneza

'A Amiga Genial', série baseada na obra de Elena Ferrante, deve estrear em 2019

 

Os dois primeiros episódios da série “A Amiga Genial”, adaptação televisa da tetralogia de Elena Ferrante, estrearão durante a 75ª Mostra de Cinema de Veneza, que acontece entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro

A atração, dirigida por Saverio Costanzo, faz parte da seleção “fora de concurso” do festival e será exibida para o público nos dias 2 e 3 de setembro. “Será uma operação análoga àquela feita com ‘The Young Pope’, de Paolo Sorrentino, em 2016, explicou, no fim de julho, o diretor da mostra, Alberto Barbera.

A série é produzida pela emissora pública italiana “Rai” e pela rede norte-americana “HBO” e terá quatro temporadas – uma para cada livro – de oito episódios cada. A própria Ferrante contribui com o roteiro. A previsão de estreia nos EUA e na Itália é entre dezembro de 2018 e março de 2019.

A chamada tetralogia napolitana é formada pelos volumes “A amiga genial”, “História do novo sobrenome”, “História de quem foge e de quem fica” e “História da menina perdida”, todos já lançados no Brasil.

A série conta a história de duas amigas da periferia de Nápoles, Lenù (apelido de Elena) e Lila, escrita pela primeira após o súbito desaparecimento da segunda. A narrativa começa com Lenù recebendo a notícia de que Lila, já idosa, havia sumido sem deixar rastros, cumprindo um antigo desejo. Irritada, ela decide relatar toda a trajetória de sua amizade, desde a primeira infância até a velhice.

Como pano de fundo, Ferrante descreve as tensões enfrentadas pela Itália e por Nápoles no pós-Guerra, como os anos de chumbo, o fascismo, o comunismo e o crescimento da Camorra, e a tentativa das duas amigas, cada uma a seu modo, de se libertarem da vida de miséria, exploração e violência à qual nasceram condenadas.

(Agência ANSA)