Atento à necessidade brasileira de investir em infraestrutura, para sair da crise, e visando estimular a corrente comercial com a Itália, o Ministério italiano do Desenvolvimento Econômico solicitou à ITA, a Italian Trade Agency, que elaborasse um plano de atividades promocionais para 2016. O objetivo é divulgar os produtos e as tecnologias italianas em termos de infraestrutura e tecnologia, identificando oportunidades de negócios.
Além dos inúmeros setores que compõem o plano, o foco do Projeto Especial Made in Italy são os seguintes: mecânica; ambiente, construção sustentável e energia renovável; náutica; infraestrutura; e enogastronomia.
— A primeira iniciativa diretamente ligada ao projeto é a participação à segunda edição da Fimar, a Feira internacional da Economia do Mar, e que contará com a presença de 13 empresas fabricantes de sistemas, acessórios, máquinas, equipamentos, produtos e serviços para a indústria naval, portuária e da pesca. O evento terá lugar no Complexo Náutico de Itajaí, de 4 a 7 de maio — adianta o analista sênior de negócios da ITA, Ronaldo Padovani.
Pelo lado italiano, a feira conta com o apoio da Confindustria Nautica (Associação Italiana da Indústria Náutica), da Federpesca (Federação Italiana da Indústria Pesqueira), da Assonautica Italiana e da Unioncamere (União das Câmeras de Comércio Italianas), além do Ministério italiano do Desenvolvimento Econômico e da ITA. Pelo lado brasileiro, o evento é apoiado pelo governo de Santa Catarina e pela Acatmar (Associação Náutica Catarinense). Organizado pela Brazil Planet, o encontro também é resultado de um acordo de colaboração assinado pelo Ministério italiano do Desenvolvimento Econômico, a Confindustria Nautica e o governo catarinense.
— A Acatmar fomenta essa iniciativa para que as empresas italianas possam vir ao Brasil, por meio de parcerias que permitam o crescimento dos dois lados, movimentando, assim, a economia dos países. A Itália é referência em qualidade no setor náutico e tem produtos de excelência — disse Mané Ferrari, presidente da associação.
No ano passado, quando ocorreu a primeira Fimar, o evento recebeu 65 empresas brasileiras e 40 italianas.
— Um bom negócio, após a edição de 2015, foi a junção de empresários que compraram tecnologia italiana para trapiche flutuante de concreto e, atualmente, estão produzindo no Brasil. Santa Catarina também é um estado muito italiano, o que facilita as negociações — completa Ferrari.
Atividades acontecerão em diversas regiões do país
As iniciativas que compõem o Projeto Especial Made in Italy, que se somam ao denominado plano de atividades promocionais, são compostas por cerca de 70 eventos, incluindo a participação em feiras brasileiras, campanhas publicitárias em revistas especializadas, missões de empresários e jornalistas, e eventos na Itália. Os encontros são realizados em colaboração com as principais associações italianas de categoria e as empresas italianas de cada segmento.
— Naturalmente, as principais iniciativas acontecem em São Paulo. Todavia, oportunidades de negócios existem em todo o país, assim como nosso interesse em divulgar os produtos e serviços italianos tem por foco todo o Brasil — explica Padovani.
Entre os eventos de destaque durante o ano, estão a Fenasan, a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, e a Green Building Brasil, dedicada à construção sustentável. Ainda haverá ciclo de palestras sobre indústria 4.0 e tecnologias aditivas, em Caxias do Sul/Bento Gonçalves (RS); curso de formação tecnológica sobre extração e beneficiamento de rochas ornamentais, em Vitória/Cachoeiro do Itapemirim (ES); mesa redonda de projetos de infraestrutura, em Brasília (DF); e a realização da Semana Italiana da Gastronomia, junto a alguns dos principais restaurantes italianos da capital paulista. As datas ainda devem ser confirmadas.