Comunità Italiana

Siemens disposta a ressarcir cofres públicos

Investigada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por formação de cartel em licitações envolvendo o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo, a Siemens declarou nesta quinta-feira (10) que está disposta a ressarcir os cofres públicos pelos prejuízos nos contratos de licitação caso irregularidades sejam de fato comprovadas.
Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo da Câmara Municipal de São Paulo, o presidente da empresa no Brasil, Paulo Ricardo Stark, disse que ainda não é possível dizer se houve superfaturamento nos preços dos contratos e dimensionar o valor do dano. Mas, segundo ele, a companhia tem interesse em estabelecer um acordo com o governo estadual e a prefeitura caso sejam comprovadas as irregularidades.
“A Siemens está disposta a discutir o acordo e possíveis ressarcimentos no momento em que ficar apurada suas responsabilidades e das demais empresas nesse possível cartel”, disse.
O Cade investiga denúncias de cartel em cinco licitações envolvendo o Metrô e a CPTM, em São Paulo, e em um contrato com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) por meio de um acordo de leniência feito com a Siemens. (ANSA)