Comunità Italiana

Simples e sofisticado

{mosimage}Pizza e focaccia para matar as saudades das delícias da città eterna

Brasília – Há um ano, o romano Luigi Tavazza escolheu Brasília para realizar um sonho: abrir um restaurante para celebrar a gastronomia italiana com particular atenção aos sabores da tradição romana. Nasceu assim La Fornacella – Delizie Italiane.

— Escolhi esse nome porque queria dar a ideia de um laboratório, de um fogo permanentemente aceso para elaborar e cozinhar os alimentos — explica o chef e dono do restaurante.

O trabalho permitiu a Luigi viajar pelo mundo, mas a paixão pela gastronomia o acompanhou sempre.  Ele conta que foi uma aproximação gradual do setor da gastronomia e do mundo dos negócios, através de cursos de profissionalização e de experiências organizativas e gerenciais. 

Depois de uma pesquisa de mercado e de várias viagens pelo Brasil, a cidade escolhida para transformar a paixão em trabalho foi Brasília.

— O mercado gastronômico está crescendo e o nível de qualidade está mudando. Isso e ótimo para os clientes que podem escolher uma oferta qualificada — relatou o pizzaiolo romano.

No cardápio, figuram como entradas e petiscos os tradicionais aperitivos : supplì, bruschette, crocchete, crostini e panzerottini. O supplì é uma especialidade típica romana que consiste em uma bolinha de arroz alongada frita preparada com molho de carne, parmesão e mussarela. O panzerottini, tradição de Nápoles, pode ser frito ou assado e é recheado com ricota fresca, parmesão, mussarela e presunto cozido ou na outra versão com mussarela, provolone, presunto cozido e molho de tomate. Leva esse nome por ter uma forma inchada, semelhante a uma panza (barriga em dialeto napolitano).

A verdadeira vocação do chef é a pizza, inspirada na tradição romana, com uma massa fina e crocante. Luigi elabora uma massa que é maturada em três dias, o que a torna crocante e, ao mesmo tempo, quebradiça, altamente digerível.

— A ideia é fazer uma pizza que expresse a cultura italiana e mediterrânea, através de uma pesquisa contínua na massa, nos sabores e na combinação dos ingredientes — resume.

As pizzas mais pedidas são: a margherita vip (molho de tomate, mussarela de búfala, manjericão, tomatinhos e lascas de parmesão), a boscaiola que tem duas versões branca ou vermelha (cogumelos, linguiça, mussarela e parmesão) e a provoletta (molho de tomate, provolone, linguiça toscana, mussarela, cebola e orégano).

A especialidade da casa é a focaccia, preparada com a massa da pizza aberta numa espessura mais fina. Destaca-se a focaccia fornacella — recheada com presunto cru, mussarela de búfala, rúcula, pêras e parmesão. 

Além das pizzas, as massas caseiras estão ganhando um maior espaço dentro do cardápio: as típicas romanas matriciana e a carbonara, a linguine al pesto genovese e a ravióli verdi são só alguns exemplos.  

 

Focaccia La  Fornacella

Rendimento: 3 porções

Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes: duas camadas de massa de pizza, azeite extra virgem de oliva, alecrim.

Ingredientes para o recheio: presunto de Parma, mussarela de búfala, rúcula, pêra, vinagre balsâmico, lascas de parmesão.

 

Modo de preparo: Abra as duas camadas de massa da pizza e sobreponha uma camada sobre a outra. Na camada superior, coloque azeite extra virgem de oliva, parmesão e alecrim. Cozinhe no forno. Quando ficar cozida, separe as duas camadas e coloque o recheio. Feche e volte a cozinhar no forno até que fique pronta. Buon appetito!